Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Hamilton diz que ida de Newey para a Aston Martin não alterou o seu foco na Ferrari

Hamilton no Azerbaijão
Hamilton no AzerbaijãoREUTERS / Hannah Mckay
Lewis Hamilton disse que a decisão do designer Adrian Newey de se juntar à Aston Martin em vez da Ferrari, a equipa pela qual o sete vezes campeão mundial de Fórmula 1 vai correr na próxima temporada, não mudou em nada o seu foco.

A Aston Martin anunciou na terça-feira que Newey, de 65 anos, irá juntar-se à equipa em março próximo como sócio técnico e acionista, depois de uma longa passagem pela campeã Red Bull. A Ferrari também estava interessada em contratá-lo.

Questionado pelos jornalistas antes do Grande Prémio do Azerbaijão, na quinta-feira, se sentia desilusão por ter perdido a oportunidade de trabalhar com o principal designer do desporto, o piloto mais bem sucedido respondeu "honestamente, não".

"Sinto que, apesar de ter mencionado anteriormente que seria bom trabalhar com o Adrian, tive o privilégio de trabalhar com duas equipas vencedoras que não tinham o Adrian. Provavelmente qualquer equipa teria ficado feliz por tê-lo, mas no final do dia ele teve de fazer o que era melhor para ele. Não muda nada para mim, nem para a minha vontade, nem para a minha concentração no próximo passo, por isso continuo a pensar a 100% que há muito que podemos fazer", explicou.

Os carros concebidos por Newey ganharam 25 campeonatos de pilotos e de construtores para a Williams, McLaren e Red Bull. O seu Red Bull de 2023 foi o mais dominante na história do desporto, com 21 vitórias em 22 corridas.

O líder do campeonato da Red Bull, Max Verstappen, disse aos jornalistas que, embora não acredite que as recentes dificuldades da equipa estejam relacionadas com a saída de Newey, acredita que o designer é alguém com quem "todos gostariam de trabalhar".

"Adrian e eu entendemo-nos muito bem. Enviei-lhe uma mensagem depois de a notícia ter sido divulgada, apesar de, obviamente, saber que ela estava para vir. Por isso, estou feliz por ele, porque é um novo desafio. Sempre disse que teria gostado que ele ficasse, mas a certa altura não se pode anular estas coisas, por isso estamos entusiasmados com as pessoas que procuram novos desafios".", disse o tricampeão do mundo neerlandês.

Questionado sobre se consideraria uma mudança para a Aston Martin no futuro, Verstappen disse que estava preocupado com outras questões no momento.

"Isso é algo que talvez eu pense no futuro, mas não agora", acrescentou.