Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Verstappen penalizado num lugar termina sprint no 4.º posto no GP do Brasil

AFP
Max Verstappen, piloto neerlandês da Red Bull Racing, durante a corrida de sprint
Max Verstappen, piloto neerlandês da Red Bull Racing, durante a corrida de sprint Miguel Schincariol / AFP
O tricampeão mundial e líder da categoria, Max Verstappen, foi despromovido do terceiro para o quarto lugar após a corrida de sprint de sábado no Grande Prémio do Brasil, por ter infringido as regras do Safety Car Virtual.

A despromoção fez com que o piloto da Red Bull perdesse um ponto e permitiu que o vencedor do sprint, Lando Norris, da McLaren, reduzisse a desvantagem para 44 pontos na corrida pelo título de pilotos, quando faltam quatro Grandes Prémios e mais uma corrida de sprint este ano.

Charles Leclerc, da Ferrari, também beneficiou da decisão dos comissários, uma vez que foi promovido a terceiro, atrás da dupla da McLaren, Norris e Oscar Piastri, que aproveitou as ordens de equipa para trocar de posições nas últimas voltas e conquistar um 1-2.

Verstappen estava a correr atrás de Piastri durante o safety car virtual (VSC) quando ganhou terreno e passou ligeiramente ao lado do piloto australiano antes de a corrida voltar a ficar "verde" para uma última volta.

O relatório dos comissários de pista afirma que a manobra de Verstappen lhe deu "uma vantagem desportiva sob o VSC".

Verstappen enfrenta a possibilidade de iniciar a corrida do Grande Prémio de domingo com uma penalização de cinco segundos na grelha por ter levado um novo motor, o sexto da época, ultrapassando o limite permitido de quatro.

A qualificação para a corrida foi adiada devido à forte chuva que caiu em Interlagos no sábado à tarde.