Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Adrian Newey anuncia a sua pausa: "Sinto-me um pouco cansado"

SID
Adrian Newey deixou a Red Bull
Adrian Newey deixou a Red BullProfimedia
Os candidatos à Fórmula 1 parecem estar em fila de espera, mas provavelmente terão de ser pacientes após a saída de Adrian Newey da equipa campeã do mundo Red Bull, depois de o britânico ter anunciado uma paragem.

"Senti que agora é um bom momento para dar um passo atrás, fazer uma pequena pausa, fazer um balanço da vida e viajar um pouco", disse o designer-chefe à Sky Sports: "Estou na posição muito afortunada de não ter que trabalhar para viver".

Adrian Newey deixará a Red Bull no primeiro trimestre de 2025 e a imprensa italiana noticiou recentemente que a mudança do engenheiro de 65 anos para a Ferrari estava iminente.

No entanto, o stress e as tensões dos últimos anos deixaram a sua marca: "A Fórmula 1 é muito desgastante", disse Newey à margem do GP de Fórmula 1 de Miami, acrescentando que teve de citar Forrest Gump do filme de Hollywood com o mesmo nome: "Sinto-me um pouco cansado".

Interessados devem fazer fila em breve

Helmut Marko, consultor de automobilismo da Red Bull, também comentou com mais detalhes em Miami a saída iminente do importante funcionário.

"Foi uma espécie de sensação de esgotamento para ele", disse o austríaco à Sky.

No entanto, Marko assume que Newey vai regressar em breve.

"Receio que o Adrian volte a ter vontade de correr depois de um certo período de reflexão e que depois esteja disponível para outra equipa", acrescentou.

O neerlandês Max Verstappen venceu o Campeonato de Pilotos com a Red Bull em 2021, 2022 e 2023, e já está claramente na liderança novamente este ano após cinco corridas. Newey juntou-se à equipa em 2006 e desenhou os carros campeões do mundo de Verstappen, bem como os de Sebastian Vettel, de 2010 a 2013.

A Red Bull confirmou na quarta-feira a saída de Newey. Para além da Ferrari, há rumores de que a ambiciosa equipa Aston Martin do bilionário Lawrence Stroll está a disputar os seus serviços.

Na Williams, cujos carros campeões mundiais foram desenhados por Newey nos anos 90, o chefe de equipa James Vowles declarou abertamente: "Qualquer pessoa na Fórmula 1 seria tola se não procurasse, pelo menos, dialogar com ele".