Fórmula 1: Alonso recebe penalização de 20 segundos e cai para oitavo no GP da Austrália
Fernando Alonso tinha terminado em sexto lugar no Grande Prémio da Austrália, um desempenho mais do que notável para o ritmo do seu carro. Dificilmente poderia aspirar a mais na festa da Ferrari, que conseguiu uma dupla brilhante. A desistência de Max Verstappen permitiu-lhe ganhar uma posição e, por vezes, sonhava em terminar ainda mais à frente, embora compreendesse que apanhar Sergio Pérez, quinto, era quase utópico.
De acordo com os comissários da Fórmula 1, o piloto da Aston Martin conduziu de forma "potencialmente perigosa" na ação que levou ao acidente com George Russell, com quem travou uma batalha particular. O britânico tinha os melhores pneus e estava pronto para ultrapassar o espanhol, uma possibilidade que desapareceu completamente na última volta, quando bateu na barreira.
Esta decisão foi tomada depois de analisar as imagens e de falar com os protagonistas, como informa a organização num comunicado de imprensa. Assim, o bicampeão do mundo cai para o oitavo lugar, uma situação que beneficia o seu companheiro de equipa Lance Stroll e Yuki Tsunoda. Nada muda para Nico Hülkenberg, que terminou em nono, e Kevin Magnussen, décimo num domingo emocionante.