Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Chuva adia qualificação para domingo de manhã, corrida também tem nova hora

André Guerra c/César Suárez e AFP
Atualizado
Chuva forte em Interlagos
Chuva forte em InterlagosNELSON ALMEIDA / AFP
A sessão de qualificação foi adiada por várias vezes, ao longo de uma hora e 45 minutos, mas os comissários acabaram por decidir pelo adiamento indefinido. Certo é que já não se realizará este sábado. O plano, segundo o diretor-executivo da Fórmula 1, é realizar a prova durante a manhã de domingo, às 10:30 (hora de Lisboa), com a corrida a ser adiada para as 15:30.

O início da sessão de qualificação estava previsto para as 15:00 locais (18:00 em Lisboa), cerca de 40 minutos antes do início de uma trovoada que se abateu sobre o sul da capital económica da América Latina.

"Não conseguimos controlar o tempo, é uma pena que as condições não sejam suficientemente seguras para correr. É esta a situação que temos de gerir. O plano é para amanhã (domingo) de manhã, a FIA está a fazer os últimos testes para ver qual será a melhor hora e seguir o plano para completar o fim de semana", indicou o diretor-geral da Fórmula 1, Stefano Domenicali.

Entretanto, os responsáveis comunicaram os horários, que prevêem o arranque da qualificação para as 07:30 locais (10:30, em Lisboa) e a corrida para as 15:30.

A precipitação começou mais de três horas depois de a penúltima corrida de sprint da época ter decorrido sem incidentes.

O britânico Lando Norris (McLaren) foi o primeiro classificado, seguido do seu companheiro de equipa australiano Oscar Piastri e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari).

A quatro jornadas do fim da época, a vitória de Norris inflama ainda mais o campeonato, que é liderado pelo tricampeão mundial Max Verstappen (Red Bull).

O neerlandês cruzou a linha de meta em terceiro, mas caiu um lugar depois de ter sido penalizado em cinco segundos por uma infração durante um regimento de safety car virtual. É a segunda penalização do fim de semana para o holandês, que recebeu outra na sexta-feira e que o fará perder cinco posições na grelha de partida para a corrida principal.

Com a vitória, Lando perdeu três pontos e está a 44 pontos da liderança.

Para o Grande Prémio, que será disputado no domingo às 14:00 locais (17:00), há 60% de probabilidade de chuva.