Fórmula 1: Max brilha à frente de Norris e Piastri na qualificação sprint do GP da Áustria

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Max brilha à frente de Norris e Piastri na qualificação sprint do GP da Áustria

Verstappen brilha na qualificação para o Sprint austríaco, Sainz entrega-se e Alonso afunda-se
Verstappen brilha na qualificação para o Sprint austríaco, Sainz entrega-se e Alonso afunda-seProfimedia
O neerlandês vai partir no lugar da frente no sábado, às 14:00 (horas de Lisboa), e será o favorito num circuito que deixa espaço para surpresas. A McLaren completou o pódio, o Ferrari de Sainz ficou em 5.º lugar, Leclerc em 10.º e Fernando Alonso ficou-se pelo 13.º lugar.

Eis como foi a qualificação para a corrida sprint do Grande Prémio da Áustria (da SQ1 à SQ3).

SQ1

Com todos os pilotos obrigados a partir com pneus médios, a estratégia comum foi esperar o máximo possível e correr numa pista ligeiramente mais rápida. Mesmo assim, pilotos como Lewis Hamilton, bastante errático em algumas voltas difíceis, e Fernando Alonso lutaram para passar o corte.

Max Verstappen começou na mesma linha dos treinos livres desta sexta-feira, ou seja, como a grande referência em termos de tempos por volta; Yuki Tsunoda, por outro lado, atingiu o seu objetivo com um bom susto incluído. Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg, Valtteri Bottas, Alex Albon e Guanyo Zhou não seguiram em frente.

SQ2

Carlos Sainz não quis problemas e fez o seu trabalho de casa rapidamente, com um tempo (1:05.435) que praticamente assegurou a sua presença na próxima ronda. O seu companheiro de equipa, Charles Leclerc, que tem vindo a evoluir de forma positiva esta temporada, seguiu o exemplo e teve calma nos minutos decisivos. Entretanto, o atual campeão do mundo voltou a exibir-se (1:05.186).

Lance Stroll estava a ter um desempenho muito bom, ao contrário do companheiro de equipa, Fernando Alonso - eliminado na SQ2 -, mas um erro na última volta significou que também não conseguiu entrar no top 10. A sua sensação, no entanto, era muito melhor. Em todo o caso, a Aston Martin demonstra mais uma vez a sua estagnação... no ressurgimento do Alpine!

SQ3

Esteban Ocon e Pierre Gasly conseguiram o milagre de conseguir um lugar entre os melhores, mas foram apenas oitavo e nono, respetivamente. No entanto, evitaram o 10.º lugar graças a um dia desastroso para o monegasco da Ferrari, cujo carro activou o sistema anti-perdas e nem sequer chegou a rodar.

Os McLarens foram descobertos no final (ambos com um 16,3 no sector de abertura, tal como Verstappen). E embora Oscar Piastri e Lando Norris estivessem na liderança por segundos, o desempenho estelar do holandês, com um excelente 1:04.686, frustrou os representantes da equipa britânica. Sainz, por outro lado, será quinto no sprint.