Fórmula 1: McLaren confiante em nova vitória em Imola

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: McLaren confiante em nova vitória em Imola

Lando Norris comemorou recentemente sua primeira vitória na Fórmula 1.
Lando Norris comemorou recentemente sua primeira vitória na Fórmula 1.Profimedia
Jovem, rápido e confiante: Lando Norris é o destaque após a primeira vitória na Fórmula 1 em Miami - poderá o piloto da McLaren também envergonhar Max Verstappen em Imola?

Se Lando Norris puser em prática as palavras impetuosas do seu chefe, os fãs da Fórmula 1 podem preparar-se para o fim do domínio de Max Verstappen."Eu realmente acredito que Lando pode vencer Max em uma luta direta", diz Zak Brown, chefe da McLaren:"Porque em termos de talento bruto, eu não vi ninguém mais rápido que Lando."

Será que não há mesmo ninguém mais rápido? Nem mesmo o tricampeão mundial Verstappen, que parece ter um controlo sem esforço sobre a classe rainha no Red Bull? Depois da sua vitória em Miami, será que Norris tem realmente o potencial para representar uma ameaça duradoura para o piloto neerlandês?

Estas são as questões que estão a dominar a categoria rainha antes do Grande Prémio de Emilia Romagna, em Imola, no domingo. "Lando vai dar mais um passo em frente", promete Brown, porque esta primeira vitória "faz algo a um piloto de corridas". Traz "auto-confiança, afirmação e um pouco de descontração, porque já não tens de o provar tão freneticamente".

Pilotos da Red Bull mostram o seu respeito

Apesar de Norris ter assumido a liderança em Miami graças a um período favorável do safety car, distanciou-se de Verstappen e conduziu na sua própria liga. "Isso só aumentou ainda mais a confiança dele", diz Brown.

Mas não se deve apenas ao talento de Norris, não, a equipa também desempenhou um papel importante no seu sucesso. O McLaren era simplesmente mais rápido na pista de Miami e os engenheiros fizeram um ótimo trabalho. Verstappen admitiu que Norris estava "a voar" e, com uma atualização do carro, a McLaren catapultou-se para a frente - e está a causar cada vez mais preocupação à Red Bull. "Temos um pouco de trabalho pela frente", enfatizou Verstappen.

Sergio Perez também não vê a Mercedes, com o campeão mundial Lewis Hamilton, ou a Ferrari como os maiores adversários. Em Miami, os dois carros da McLaren foram "os mais rápidos", disse o companheiro de equipa mexicano de Verstappen: "Acho que será definitivamente uma batalha muito próxima com eles".

Se a McLaren pode realmente fazer frente à Red Bull ou mesmo superá-la "pode depender da pista", disse Perez: "Em alguns lugares mais, em outros menos".

As coisas também podem ficar apertadas em Itália

Nos últimos 18 meses, apenas Carlos Sainz, na Ferrari, quebrou o domínio esmagador da Red Bull com duas vitórias. No entanto, ele beneficiou de problemas raros para a equipa campeã do mundo em Singapura em 2023 e na Austrália esta época. O recente triunfo de Norris foi uma história diferente.

Em Imola, a McLaren tem agora de provar que a vitória não foi um acaso - o circuito, com as suas muitas rectas curtas e chicanas duras, é um desafio tanto para o piloto como para o carro.

O chefe da McLaren, Brown, espera uma "grande batalha" no duelo entre Norris e Verstappen, e muitas outras corridas"que terminam em lágrimas". Para um ou para o outro. Ou para os dois".