Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Norris e Russel lideram treinos livres, problemas graves para Sainz nos Países Baixos

Atualizado
Lando Norris em ação em Zandvoort
Lando Norris em ação em ZandvoortReuters / Lisi Niesner
O piloto da McLaren, Lando Norris, foi mais rápido do que o herói local Max Verstappen na primeira sessão de treinos livres do Grande Prémio dos Países Baixos de Fórmula 1, que começou com chuva e vento antes de o sol aparecer e o tempo melhorar. Na segunda sessão, catástrofe para Carlos Sainz cuja caixa de velocidades sofreu uma avaria e liderança para George Russel, confirmando o bom trabalho da Mercedes.

Treinos Livres 1

O britânico registou um melhor tempo de 1:12,322 segundos no circuito costeiro a oeste de Amesterdão, com Verstappen, da Red Bull, em segundo e 0,201 mais lento, depois de ter passado brevemente para a liderança no final, numa pista de secagem rápida.

Verstappen, tricampeão mundial, venceu todas as corridas em Zandvoort a partir da pole position desde que a pista voltou ao calendário em 2021, mas espera-se que o líder do campeonato tenha uma tarefa mais difícil no domingo.

A McLaren trouxe um carro melhorado para começar a segunda metade da temporada e a forma de Norris indicou que estava a ter um bom desempenho.

O piloto neerlandês, que rodou sem se despistar, lidera Norris por 78 pontos na classificação após 14 das 24 corridas, com a corrida de domingo a marcar a sua 200.ª partida na Fórmula 1.

O sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton, da Mercedes, foi o terceiro mais rápido, a 0,684 do melhor tempo, com Carlos Sainz, da Ferrari, em quarto.

George Russell foi quinto para a Mercedes, que venceu três das últimas quatro corridas, à frente de Alex Albon, da Williams, e de Oscar Piastri, da McLaren, que foi um dos últimos a efetuar uma volta cronometrada.

As condições fizeram com que apenas três pilotos tivessem efetuado voltas cronometradas a meio da sessão, mas a pista encheu-se à medida que o tempo melhorava.

A Sauber teve o suplente da Ferrari Robert Shwartzman no lugar de Valtteri Bottas para a sessão e o israelita foi o 16.º mais rápido.

Treinos Livres 2 

Tudo o que se viu de bom para Carlos Sainz na primeira saída do carro vermelho em Zandvoort mudou com o tempo: de um esperançoso quarto lugar para uma penúltima posição na tabela de tempos, porque mal conseguiu rodar. 

O seu colega de equipa, Charles Leclerc, também não teve um bom feeling, ficando em nono lugar e com muitas queixas sobre um carro aparentemente difícil de conduzir .

Pelo contrário, Mercedes e McLaren partilharam as quatro primeiras posições. Russell mais uma vez teve um grande desempenho. Atrás dele, Piastri, Hamilton e Norris.

Verstappen teve que se contentar com um quinto lugar em casa, o que certamente o deixará muito irritado, não tanto porque ficou a menos de três décimos de segundo do líder, mas porque o carro não responde como costumava. Sergio Perez até queria tomar o lugar de Max, mas o mexicano ficou novamente fora da zona privilegiada, em 12.º, quase seis décimos de segundo atrás do neerlandês.

Como ponto positivo, Fernando Alonso foi o sexto, o primeiro dos pilotos a passar de 1:11, contra 1:10 do top 5, numa sessão que contou ainda com um despiste de Hulkenberg.