McLaren de Norris e Piastri derrotam Verstappen na qualificação no Hungaroring
Tempo para a qualificação para o Grande Prémio da Hungria. Lando Norris foi o mais rápido na última sessão de treinos livres da manhã, entrando com muito ímpeto e com o objetivo de mais uma pole. Mas entre os dois Mercedes, vencedores dos dois últimos Grandes Prémios, e um Max Verstappen vingativo, era difícil prever quem seria o poleman no formidável Hungaroring. Especialmente quando a chuva ameaçava.
E ela começou a cair na Q1, fazendo com que Logan Sargeant saísse da pista. Os tempos pareciam complicados, mas Lewis Hamilton, aproveitando o seu sucesso em Silverstone, rapidamente assumiu a liderança. Tudo isto foi antes de Sergio Pérez sair da pista numa volta espetacular que provocou a bandeira vermelha.
No recomeço, a pista estava encharcada. Como resultado, não havia oportunidade de melhorar os tempos por volta, por isso todos saíram para secar a pista, mas alguns ficaram inexplicavelmente presos nas boxes. Foi o caso de George Russell, surpreendentemente, mas também dos dois Alpines, de Esteban Ocon e Pierre Gasly, que ocuparão os dois últimos lugares amanhã.
A Q2 produziu o resultado esperado: saíram Haas e Williams (assim como Valtteri Bottas). Mas os Mercedes quase tiveram um segundo pesadelo, já que Hamilton, sem potência, viu seu 10.º lugar ser salvo por 10 milésimos. No entanto, o principal estava seguro, e foi Norris quem saiu da estaca zero para estabelecer o tempo mais rápido, prometendo um Q3 de qualidade.
Verstappen foi rápido a estabelecer um tempo que parecia ser a referência, mas Norris respondeu de imediato, batendo-o por 3 décimos. Oscar Piastri roubou o segundo lugar ao campeão do mundo, antes de Yuki Tsunoda sair violentamente da pista, provocando a bandeira vermelha.
No recomeço, restavam apenas dois minutos para mudar tudo. Verstappen não saiu das boxes, e nada iria mudar, com o neerlandês a ocupar a 2.ª fila com Carlos Sainz Jr , atrás das McLarens de Oscar Piastri e de Lando Norris, poleman pela terceira vez na sua carreira.
Amanhã promete ser um Grande Prémio dos diabos.