Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pai de Verstappen sai em defesa do filho: "Estava irritado e mostrou quem é o melhor"

AFP
Max Verstappen comemora a vitória no Grande Prémio do Brasil
Max Verstappen comemora a vitória no Grande Prémio do BrasilAntonin Vincent /DPPI / Shutterstock Editorial / Profimedia
O pai de Max Verstappen, Jos, festejou a vitória magistral do seu filho no Grande Prémio do Brasil de domingo e disse que foi uma resposta clara aos seus críticos ingleses.

O ex-piloto de F1, que esteve em Interlagos para ver o triunfo de Verstappen a partir do 17.º lugar da grelha de partida numa corrida caótica, marcada pela chuva, disse que sentiu que o seu filho queria provar o seu valor.

"Acho que Max estava incrivelmente irritado. Por isso, ele mostrou quem é o melhor - especialmente depois dos comentários dos jornalistas ingleses, dos ex-pilotos ingleses e dos comentadores. O Max esteve fantástico hoje (ontem). Já tive muitas experiências com ele, mas hoje (ontem) foi uma das melhores", disse ele, referindo-se às críticas generalizadas à sua condução agressiva no Grande Prémio da Cidade do México, onde recebeu duas penalizações de 10 segundos.

Verstappen sénior disse que a vitória do seu filho tinha sido "muito positiva" para a sua candidatura a um quarto título.

"Vamos torcer. Como vimos, muita coisa pode acontecer muito rapidamente, mas, com três corridas pela frente, temos um pouco mais de paz de espírito, então as coisas estão parecendo boas", disse ele.

A sua vitória fez dele o primeiro piloto desde Kimi Raikkonen no Grande Prémio do Japão de 2005 a vencer a partir do 17º lugar da grelha.

"Ele foi insano hoje (ontem)", disse Jos Verstappen, ao que o chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, acrescentou que o seu valor para a equipa é "inestimável".

"É impossível atribuir um valor a isso. Foi a condução de um campeão. Há alguns grandes pilotos por aí, mas destacar-se e brilhar assim hoje (ontem) - isso marca-o, penso eu, com alguns dos grandes agora. A forma como ele tem conduzido, e mesmo quando tivemos um carro difícil este ano, ele nunca desistiu. Ele foi buscar os pontos, está sempre a tentar tirar o máximo do carro", disse Horner.

Verstappen revelou ter passado por uma montanha-russa de emoções e disse que tinha sido "uma corrida muito difícil".

Mas elogiou a sua equipa por ter feito "as escolhas certas e ter mantido a calma", pois identificou que o circuito recapeado oferecia apenas uma linha de corrida.

"É muito difícil passar aqui", disse ele. "Há apenas uma linha. Eu sabia que tinha que ir em frente, mas é muito fácil travar a frente, então você tem que equilibrar isso - mas eu tinha confiança nos freios, o que me ajudou".