Verstappen dominou o Grande Prémio de Espanha pela terceira vez consecutiva

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen dominou o Grande Prémio de Espanha pela terceira vez consecutiva

Verstappen foi o primeiro a ver a bandeira axadrezada
Verstappen foi o primeiro a ver a bandeira axadrezadaAFP
Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prémio de Espanha, pela terceira vez consecutiva, com Lando Norris a terminar em segundo e Lewis Hamilton em terceiro.

Com uma primeira fila Lando Norris/MaxVerstappen, o espetáculo prometia. E não falhou! Os seis primeiros pilotos estavam todos presentes em Barcelona, mas o neerlandês era demasiado forte. Subiu ao pódio ao lado do seu rival do dia e de Lewis Hamilton.

Uma batalha no início

A corrida começou com uma grande largada de George Russell, o britânico imediatamente assumiu a liderança, enquanto Verstappen e Norris tocavam-se levemente. O atual campeão do Mundo conseguiu tirar proveito disso para ficar em 2.º, enquanto o piloto da McLaren ficou em 3.º lugar.

Só que a Red Bull não estava satisfeita com o seu posicionamento. Na terceira volta, Verstappen levou a melhor sobre Russell. Quase ao mesmo tempo, logo atrás dele, Carlos Sainz assumiu o 5.º lugar às custas de Charles Leclerc.

Após um quarto de hora, Verstappen está logicamente à frente de Russell por +2 segundos. Quanto aos Ferraris, ambos permaneceram na cauda de Lewis Hamilton e criaram uma certa pressão.

Entretanto, Russell foi chamado às boxes (volta 16) e Sainz seguiu-lhe o exemplo. Saídos em 8.º e 9.º, os dois pilotos lutaram entre si.

O neerlandês colocou pneus novos na volta 18. Fez uma boa paragem e subiu para quarto antes de ultrapassar Oscar Piastri na volta 21.

Hamilton também ultrapassou Sainz para assumir o 6.º lugar (20.ª volta).

Norris numa missão

Norris parou finalmente na volta 23 para mudar para médios, com Leclerc a seguir o exemplo alguns minutos mais tarde. O britânico terminou em 5.º e o monegasco em 7.º. Mais fresco que Sainz, o piloto da McLaren levou a melhor sobre o espanhol (27.ª volta). Ao mesmo tempo, Leclerc ultrapassou Pierre Galsy.

A batalha intensificou-se a meio da corrida. Desesperado para levar a melhor sobre Hamilton, Norris continuou a acelerar e efetuou uma série de voltas mais rápidas. Passou-o na volta 32. Longe de parar por aí, também ultrapassou o segundo Mercedes (35). Agora em segundo lugar, continuou os seus esforços para apanhar Verstappen.

Após a ultrapassagem do britânico, Russell e Sainz colocaram pneus novos (duros) na volta 37. Isso não os ajudou em nada, já que ambos os carros estavam a deslizar cinco voltas mais tarde.

Verstappen parou na volta 45, deixando Norris e Leclerc na frente. No entanto, com os pneus macios, alcançou-os rapidamente.

Red Bull x McLaren

Norris e Leclerc pararam na volta 47 e partiram de novo com pneus macios. Na frente de Russell (2.º), o britânico continuou a pressionar. O monegasco voltou a ocupar o 6.º lugar, atrás do seu companheiro de equipa.

Logo atrás dele, os Mercedes travaram grandes duelos. Hamilton venceu (3.º, volta 53). Os Ferraris fizeram tudo de forma mais simples: Sainz deixou Leclerc passar (5.º, volta 55).

Só faltava o final da corrida e a batalha Verstappen/Norris. Esta aconteceu nos momentos finais do Grande Prémio, mas nada importava. O neerlandês venceu.

Pierre Gasly (9.º) e Esteban Ocon (10.º) terminaram o seu fim de semana em grande estilo e nos pontos.