Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Verstappen é oficialmente o piloto mais dominante de sempre numa única época

Verstappen está numa liga própria
Verstappen está numa liga própriaReuters
A 17.ª vitória da temporada de Max Verstappen (25 anos) reescreveu o livro dos recordes e estabeleceu o tricampeão mundial como o piloto mais dominante que o desporto já viu ao longo de uma campanha.

Até ao Grande Prémio de São Paulo de domingo, em Interlagos, a percentagem mais elevada de vitórias numa época era de 75% do falecido campeão italiano Alberto Ascari, que venceu seis das oito corridas do campeonato do mundo com a Ferrari em 1952.

A contagem de Verstappen até agora em 20 corridas coloca sua percentagem em 85%, e mesmo que ele não vença as duas rodadas restantes da temporada em Las Vegas e Abu Dhabi, ele ainda terminará acima de 77%.

Não que o neerlandês estivesse a prestar muita atenção às estatísticas quando lhe perguntaram até que ponto os números o motivavam.

"Não se trata disso. Quero dizer, não é algo que, quando entrei para a Fórmula 1, precisasse de ter um registo de 75% de vitórias ao longo de uma época", disse aos jornalistas.

"Este tipo de coisas acontece quando tudo funciona muito bem. Sinto-me bem no carro, o carro é muito competitivo e a equipa também quase não comete erros. Assim, é possível ter uma época como a que estamos a ter. Para mim, é mais uma questão de aproveitar o momento e tentar maximizar cada oportunidade", sustentou.

Verstappen obteve um recorde de 15 vitórias em 2022, mas uma série sem precedentes de 10 vitórias consecutivas de maio a setembro e uma nova série de cinco vitórias consecutivas podem significar que ele termina este ano com 19 em 22 - uma taxa de vitórias de 86,3%.

Os seus 19 pódios no ano até agora também são um recorde, mesmo que as épocas fossem muito mais curtas nos velhos tempos, assim como os 524 pontos conquistados, embora os sistemas de pontuação também se tenham tornado muito mais generosos.

Ele conduziu 922 voltas, outro recorde para uma época, e continua a contar.

A diferença entre ele e o companheiro de equipa Sergio Perez, segundo na classificação, é de 266 pontos - muito mais do que a margem recorde de 155 pontos entre o primeiro e o segundo classificados, estabelecida por Sebastian Vettel com a mesma equipa em 2013. Essa mesma diferença também é maior do que todos os pontos conquistados por Vettel (256) na conquista do título de 2010.

Verstappen lidera o campeonato desde o Grande Prémio de Espanha de maio de 2022 e tem a garantia de terminar a época com um recorde de 39 corridas consecutivas como líder.

Venceu mais vezes (11) a partir da pole position numa época do que qualquer outro piloto, depois de no ano passado ter estabelecido o recorde de mais vitórias numa época sem ser a partir da pole (nove).

A 19.ª vitória da Red Bull na campanha igualou o recorde da Mercedes em 2016 e quebrou o recorde dos seus rivais dessa mesma época de maior número de voltas lideradas (1.055).

"Estamos a falar de um dos melhores pilotos de sempre da Fórmula 1, num dos carros mais dominadores. Um dos anos mais dominados da história da Fórmula 1", comentou Lando Norris, da McLaren, segundo no domingo, ao contextualizar o seu próprio desempenho.