Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Michael Jordan apresenta queixa contra a NASCAR

Michael Jordan é o proprietário da 23XI Racing e da Front Row Motorsports
Michael Jordan é o proprietário da 23XI Racing e da Front Row MotorsportsLogan Riely / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
As equipas 23XI Racing e Front Row Motorsports de Michael Jordan apresentaram na quarta-feira uma queixa antitrust contra a NASCAR e o seu diretor executivo Jim France.

A queixa, apresentada no Distrito Ocidental da Carolina do Norte, em Charlotte, acusa a série de stock car e a família France de utilizarem práticas anti-concorrenciais para impedir a concorrência leal no desporto.

"Partilhamos a mesma paixão pelo automobilismo, a emoção da competição e da vitória", afirmaram as duas equipas numa declaração conjunta: "Fora da pista, partilhamos a convicção de que é necessária uma mudança no desporto que amamos. Juntos, intentámos esta ação antitrust para que o automobilismo possa prosperar e tornar-se um desporto mais competitivo e mais justo em benefício das equipas, dos pilotos, dos patrocinadores e, acima de tudo, dos fãs.

Entre as práticas anti-concorrenciais citadas na ação judicial contam-se a aquisição pela NASCAR da maioria das principais pistas, a compra da série rival ARCA, as políticas que proíbem as equipas de correr fora da NASCAR e a exigência de que as equipas comprem acções a empresas selecionadas pela NASCAR.

"Nenhum outro grande desporto profissional na América do Norte é gerido por uma única família que se enriquece através deste tipo de prática monopolista sem controlo", lê-se no comunicado de imprensa da 23X1 e da Front Row.

No centro da ação judicial está o acordo de partilha de receitas da NASCAR, celebrado em 2016. Ambas as equipas se recusaram a assinar uma prorrogação do contrato, invocando "cláusulas abusivas" e exigindo uma fatia maior do bolo.

As equipas afirmaram que pretendem obter uma indemnização tripla pelas "condições anticoncorrenciais a que as equipas foram sujeitas ao abrigo do acordo de 2016".

Jordan, o piloto Denny Hamlin e Curtis Polk fundaram a 23X1 Racing em 2020. O proprietário Bob Jenkins e a Front Row Motorsports correm a tempo inteiro desde 2005.

"Todos sabem que sempre fui um concorrente feroz e que a vontade de vencer é o que me leva a mim e a toda a equipa 23XI para a pista todas as semanas", disse Jordan, um membro do Hall da Fama do Basquetebol. "Adoro os desportos motorizados e a paixão dos nossos fãs, mas a forma como a NASCAR é gerida atualmente é injusta para as equipas, os pilotos, os patrocinadores e os fãs. A ação de hoje mostra o meu empenho em lutar por um mercado competitivo em que todos ganhem.

Não houve qualquer comentário imediato por parte dos responsáveis da NASCAR.