Rovanperä vence o seu primeiro Rali da Letónia e triunfa pela terceira vez no quinto arranque este ano
Rovanperä, de 23 anos, alcançou a 14ª vitória da sua carreira à partida e à chegada na Letónia. O mais jovem campeão mundial de sempre liderou desde a primeira etapa e tinha uma vantagem de 39,2 segundos sobre o seu colega de equipa Sébastien Ogier, de França, após os 20 minutos finais de prova.
O octacampeão também já não está a cumprir um programa para toda a época.
"Foi um fim de semana fantástico. A Letónia é importante para mim e é bom ganhar aqui", disse Rovanperä, que começou a sua carreira nos ralis nas pistas da Letónia há mais de uma década, quando tinha 12 anos.
"Fomos ainda mais fortes do que esperávamos. Agora vamos desfrutar e depois teremos de trabalhar arduamente na Finlândia", acrescentou o piloto, que triunfou na prova anterior, na Polónia, este ano, e no Quénia, em março, com a perspetiva de mais ralis pela frente.
Só na última power stage é que Martins Sesks, da equipa da casa, perdeu uma excelente terceira posição. Apenas na sua segunda participação na categoria máxima, o piloto letão estava a atacar o pódio, mas caiu para a sétima posição nos últimos 13 quilómetros devido a problemas na caixa de velocidades do seu Ford.
"Aconteceu logo na primeira curva e era claro para nós que era o fim. Mas acho que mostrámos a nossa velocidade e fizemos as pessoas felizes", disse Sesks, de 24 anos.
Ott Tänak, da Estónia, ficou em terceiro lugar, a 1:04.5 minutos do vencedor, subindo para o segundo lugar na classificação do Campeonato do Mundo. O seu colega de equipa na Hyundai, Thierry Neuville, manteve a liderança, mas depois do oitavo lugar, o belga tem agora apenas oito pontos de vantagem na frente. O britânico Elfyn Evans, da Toyota, que foi quinto nas rápidas pistas de gravilha da Letónia, caiu para terceiro, a cinco pontos de Tänak.
O campeonato de 13 rondas continua dentro de duas semanas, com a nona ronda na Finlândia, centrada em Jyväskylä, a cidade natal de Rovanperä.