Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jaume Masià vence no Catar e sagra-se campeão de Moto3

Daniel Núñez
Jaume Masiá, rei da Moto3.
Jaume Masiá, rei da Moto3.DPPI via AFP
O piloto da Leopard Racing triunfou no país do Médio Oriente e conquistou o campeonato a uma semana do final da temporada.

Jaume Masià teve um dia de festa no Grande Prémio do Catar. E não foi à sua maneira, depois de terminar em décimo na classificação. Bastava-lhe terminar em quarto lugar se Ayumu Sasaki ganhasse, mas mesmo nesse caso teria de subir algumas posições. No pior dos cenários, contudo, ainda tinha o wild card da última corrida, em Valência e perante o seu público. Agora é certo que ele vai poder desfrutar desta corrida emotiva sem qualquer pressão.

O japonês precisava de estar ao seu melhor nível e esteve um pouco em baixo, especialmente no final da corrida. Tanto que chegou a perder uma posição na reta da meta (de sexto para quinto). Antes disso, os principais candidatos ao título travaram um belo duelo a apenas três voltas do final. Sasaki chegou a assumir a liderança em alguns momentos, mas a posição privilegiada durou apenas alguns segundos. O piloto de Algemesí recuperou a liderança e ficou por lá.

Masià brilhou com a sua própria luz quando era mais necessário. Daniel Holgado fez a pole position e foi, juntamente com Diogo Moreira e Deniz Öncü, o único a quebrar a barreira do 2'05.0. Este domingo, no entanto, a situação inverteu-se (terminou em nono). David Alonso ficou com a prata em Losail e o já referido turco com o bronze, depois de ter perdido o segundo lugar em agonia.

O automobilismo espanhol sorri após a confirmação deste novo sucesso, embora todas as atenções estejam viradas para a categoria rainha, onde Jorge Martín e Francesco Bagnaia estão numa luta feroz. O italiano reina com apenas sete pontos de vantagem, uma margem que se reduziu drasticamente nas últimas semanas, e terá de resistir nas duas rondas que faltam. O espanhol, por seu lado, está pronto para fazer a tão esperada manobra de ultrapassagem.