Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Brad Binder foi o mais rápido nos treinos de qualificação

Brad Binder na sexta-feira
Brad Binder na sexta-feiraTOSHIFUMI KITAMURA/AFP
O sul-africano Brad Binder (KTM) assinou o melhor tempo nos treinos de qualificação para o Grande Prémio do Japão, 16ª ronda do Campeonato do Mundo de MotoGP, à frente do espanhol Marc Marquez (Ducati-Gresini) e do atual líder do campeonato Jorge Martin (Ducati-Pramac).

Com um tempo de 1:43.436, Binder ficou apenas 33 milésimos de segundo à frente de Marc Marquez e 132 milésimos à frente de Martin. Francesco Bagnaia (Ducati), 2.º no campeonato do mundo a 21 pontos de Martin, só conseguiu o 7.º tempo.

O desempenho de Binder mostra que a KTM está de novo na linha da frente, uma vez que a marca austríaca acaba de anunciar que o piloto finlandês Aki Ajo será o chefe da sua equipa de MotoGP a partir da próxima temporada. Ajo, ele próprio um ex-piloto, está envolvido na cena do campeonato mundial de motociclismo há mais de 20 anos e tem sido responsável pelo programa de jovens esperanças da KTM, bem como por correr com máquinas austríacas nas categorias intermédias de Moto3 e Moto2.

A primeira sessão de treinos livres foi interrompida pela chuva, que molhou a pista, levando os pilotos a efetuar apenas algumas voltas, longe dos tempos de referência.

A sessão de qualificação, por outro lado, decorreu em pista seca e registou algumas quedas, incluindo a de Enea Bastianini. Embora o piloto tenha destruído a sua Ducati de fábrica, levantou-se sem danos antes de correr de volta às boxes para recomeçar com a sua máquina de substituição e estabelecer o 5.º tempo mais rápido da sessão.

Os pilotos que fizerem os dez melhores tempos nesta sessão participam na Q2, a segunda parte da qualificação que, na manhã de sábado, determinará os doze primeiros lugares da grelha de partida para a corrida de sprint de sábado e o GP de domingo. Os dois tempos mais rápidos da Q1 também se qualificam para a Q2.