Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

MotoGP: Martín perto do primeiro título de campeão do mundo com Bagnaia ainda na luta

LUSA
Jorge Martín está próximo de conquistar o título
Jorge Martín está próximo de conquistar o títuloAFP
O espanhol Jorge Martín (Ducati) parte com 24 pontos de vantagem sobre Francesco Bagnaia (Ducati) para o último Grande Prémio do Mundial de motociclismo de velocidade, em Barcelona, e um triunfo na sprint chega para conquistar o primeiro título.

O piloto da Ducati, de 26 anos, parte para esta ronda, que substitui a de Valência, cancelada devido aos efeitos da tempestade DANA naquela região de Espanha, como favorito para a conquista do seu primeiro título na classe rainha, o primeiro de um piloto independente desde o início da categoria de MotoGP, em 2002.

O último a conseguir um título militando numa equipa independente foi o italiano Valentino Rossi, em 2001, com a Honda Nastro Azurro, então na categoria de 500cc.

Agora, Jorge Martín, que parte com 24 pontos de vantagem sobre o italiano e bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati), milita na Pramac Ducati, quando estão ainda 37 em jogo (12 no sábado e 25 no domingo).

O título pode chegar logo no sábado, na corrida sprint, que atribui 12 pontos ao vencedor e nove ao segundo classificado, sete ao terceiro, depois seis ao quarto, cinco ao quinto e assim por diante até ao nono classificado (um ponto).

O piloto madrileno, que no próximo ano vai defender as cores da Aprilia, chega à última prova com 485 pontos, contra os 461 de Bagnaia.

Caso vença a sprint será automaticamente campeão, mesmo que Bagnaia seja segundo, pois, face aos 12 pontos do triunfo, Martín somaria 497 pontos, contra os 470 que, na melhor das hipóteses, com o segundo lugar, o detentor do cetro conseguiria.

O espanhol será sempre campeão na sprint se terminar em segundo (e Bagnaia em terceiro ou pior), em terceiro (e o italiano em quinto ou pior), em quarto (e ‘Pecco’ em sexto ou pior), em quinto (se Bagnaia for sétimo ou pior) ou sexto (se o italiano for oitavo ou pior).

Caso o título não se decida no sábado, as contas para domingo vão depender do resultado da corrida sprint, mas é certo que com 37 pontos em disputa, chegam 14 para Martin assegurar o título.

Em caso de empate, o título será atribuído ao italiano, que conta com 10 vitórias contra as três do espanhol.

Já nas corridas sprint, é Martin que leva vantagem, com sete triunfos contra seis de Bagnaia nas 19 provas já disputadas.

Só estes dois pilotos podem ser campeões. Se Martín precisa de ganhar 14 pontos, Bagnaia precisa de recuperar 24 nos 37 que estão em disputa no fim de semana.

Na primeira passagem pelo circuito de Barcelona, esta temporada, Bagnaia levou a melhor, vencendo a corrida de domingo, com 1,740 segundos de vantagem sobre Martín, que foi segundo.

Na corrida sprint, Bagnaia caiu e Martín foi quarto, um dos piores resultados desta temporada do piloto espanhol ao sábado.

Ainda assim, resultados que seriam suficientes, caso se repetissem, para conquistar o primeiro título de MotoGP na carreira, que juntaria ao de Moto3 conquistado em 2018.