Croácia venceu a anfitriã Espanha por 2-0 para chegar às meias-finais da Taça Davis
Marin Cilic recuperou para conquistar o ponto vencedor para a Croácia com uma vitória de 5-7, 6-3 e 7-6 sobre Pablo Carreno Busta, depois de Borna Coric ter dado a liderança à equipa antes, com uma vitória por 6-4 e 7-6 sobre Roberto Bautista Agut.
Reveja as incidências do jogo
Com Carreno Busta a ganhar por 5-4 no tiebreak do terceiro set e a dois pontos de forçar a um jogo de duplas para decidir a passagem, Cilic disparou um ás para empatar e depois, friamente, selou a vitória em três horas e 13 minutos.
A Croácia, que terminou em segundo lugar na Rússia no final da Taça Davis do ano passado, vai enfrentar a Austrália nas meias-finais na sexta-feira em Málaga.
Um irregular Cilic conseguiu segurar o serviço no jogo de abertura, apesar de quatro faltas duplas e essa imprecisão na linha de serviço era um sinal do que estava para vir para o croata, que misturou 20 ases com 15 falhas duplas.
Cilic começou a encontrar confiança no segundo set, onde conseguiu consolidar um break para uma vantagem de 5-2 e depois conseguiu forçar uma decisão.
Depois de os dois jogadores terem, em conjunto, quatro pausas de serviço num intervalo de seis jogos do terceiro set, Carreno Busta manteve uma vantagem de 5-4, mas Cilic também estabilizou e conseguiu forçar um tiebreak, onde rapidamente ficou com uma desvantagem de 4-1.
Na primeira partida do dia, Coric foi sólido da linha de serviço ao disparar 12 ases e anular o único ponto break que enfrentou para garantir a vitória em pouco menos de duas horas.
Coric quebrou o serviço do adversário para fazer 4-3 no set de abertura e depois de Bautista Agut se ter aguentado no jogo seguinte, foi o croata que salvou um ponto de break para segurar o serviço e fechar o set.
Reveja as incidências do jogo
Os dois jogadores aguentaram durante um segundo set muito disputado, durante o qual nenhum deles enfrentou um break point antes de Coric sair na frente para uma vantagem de 4-1 no tiebreak e depois garantiu a vitória no terceiro match point.