Da Liga às distritais em nove anos: O pesadelo do Olhanense
Outrora representante único do Algarve no principal escalão do futebol português, o Olhanense vive agora o momento mais baixo de um clube que nasceu em 1912, em Olhão. A derrota diante do Oriental Dragon (0-2) consumou a despromoção aos distritais, daquele que é o último classificado da Série D do Campeonato de Portugal.
Uma queda que acontece nove anos depois de ter disputado pela última vez a Liga, onde havia chegado em 2009.Durante esse tempo, o melhor que conseguiu foi um oitavo lugar, em 2011/12, com 39 pontos, com Sérgio Conceição ao leme e nomes como Wilson Eduardo, Salvador Agra, Ismaily ou Edson Mexer no plantel.
Em 2014 começou a descida aos infernos, após a queda para a Liga 2, ficou três anos no segundo escalão antes do último lugar o atirar para o terceiro patamar do futebol português em 2017: o Campeonato de Portugal.
De lá não mais saiu e esta época acabou por cair pela primeira vez para os distritais da Associação de Futebol do Algarve. É a primeira vez que regressa a este escalão desde que conseguiu a presença nas provas nacionais, em 1968/69.