Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dados apontam surpresas para o fim de semana: República Checa, Eslováquia e Suíça

11Hacks, Mário Rui Ventura
Duelo entre Slovácko e Mladá Boleslav pode trazer surpresas na República Checa
Duelo entre Slovácko e Mladá Boleslav pode trazer surpresas na República ChecaProfimedia
Quem vai ganhar? Esta questão-chave é abordada diariamente pelos adeptos do futebol e por especialistas em todo o Mundo. Na maioria das vezes, porém, os adeptos são guiado mais pelos sentimentos e suas próprias impressões do que pelos números inquestionáveis. E a resposta certa a esta pergunta pode, muitas vezes, ser valiosa. Especialmente se for a derrota de um favorito. È por isso que, todas as sextas-feiras, o Flashscore, em parceria com a equipa de analistas da 11Hacks, traz-lhe as análises dos jogos onde os números sugerem que pode mesmo haver uma surpresa.

Slovácko x Mladá Boleslav

O Mladá Bolesvlav, oitavo classificado, visita este domingo o Slovácko, que ocupa o 4.º lugar no campeonato da República Checa. Embora, de acordo com os apostadores, o Mladá tenha apenas 25 por cento de hipótese de vencer, a realidade é que este jogo adivinha-se equilibrado, onde a equipa do Mladá Boleslav pode jogar com os seus pontos fortes.

Em termos da qualidade das oportunidades de golo criadas esta temporada, as duas equipas são bastante semelhantes. O Mladá Bolesvlav acumulou, até agora, 22,24 golos na sequência de penáltis, apenas três a menos que o Slovácko. Por outro lado, permite aos seus adversários a criação de menos oportunidades perigosas. De acordo com os modelos de dados, deveria ter marcado apenas 21 golos, enquanto o Slovácko já marcou 23.

Em relação à baliza, a qualidade dos guarda-redes pende para o lado de Boleslav. Jan Šeda apresenta-se como o melhor guardião esta temporada, juntamente com Jindřich Stanek, do Viktoria Plzeň, e Michal Reichl, do Hradec Králové. 

Por outro lado, Filip Nguyen, guarda-redes do Slóvacko, já sofreu mais quatro golos do que os modelos de análise de dados antecipavam. O guardião tem mostrado dificuldades tanto nos remates de dentro da área como nos de meia distância. Desta forma, embora o Slóvacko seja considerada uma equipa defensivamente forte, o Mladá Boleslav está melhor esta temporada. 

No entanto, só mesmo uma análise mais aprofundada aos setores ofensivos nos darão uma imagem mais completa desta partida. O Bolesvlav é uma das equipas que mais explora o contra-ataque no campeonato checo. Só mesmo o Slavia Praga leva mais contra-ataques, em média, por jogo. Embora os jogadores do Boleslav nem sempre os resolvam da forma ideal, os dados mostram que o Slovácko tem dificuldades em defender perante transições ofensivas rápidas do adversário.

O Slovácko já sofreu 17 golos em contra-ataque, o segundo pior registo da Liga, apenas superado pelo Pardubice. E esta fraqueza está igualmente demonstrada nos dados: em termos de golos esperados nos contra-ataques, só Teplice e České Budějovice estão piores, com o já referido Pardubice em igualdade.

O Slovácko tem-se mostrado igualmente permeável em lances de bola parada. Oito equipas do campeonato defendem melhor esses lances, pelo que este é um outro caminho a ser explorado pelo Mladá Boleslav.

Perante equipas que jogam com um bloco defensivo subido, como é o caso do Boleslav mas também dos candidatos ao título, o treinador do Slovácko, tem apostado numa tática mais defensiva. Em média, o Slovácko tem 0,99 xG e 1,16 xG permitidos nos jogos perante essas equipas.

A formação do Slovácko aposta, sobretudo, nos centros para a área para finalizar as suas jogadas ofensivas. Porém, essa estratégia não se tem revelado eficaz contra o Boleslav, que tem a segunda maior taxa de sucesso de cabeceamentos defensivos da Liga checa, depois do Plzen, sendo que apenas Sparta e Slavia ganham mais vezes segundas bolas no seu próprio terço defensivo.

O Slovácko terá, poranto, de procurar outras formas de entrar na área do Mladá Bolesvlav, constituindo ponto especial de interesse perceber com que tática vai abordar este jogo.

Pontos reais e pontos esperados no campeonato checo
Pontos reais e pontos esperados no campeonato checo11Hacks

Slovan Bratislava x Trnava

O Trnava continua no topo da Liga Fortuna, principal escalão do futebol da Eslováquia, logo depois do líder Dunajská Streda e do Slovan Bratislava, que ocupa a segunda posição e cujo terreno visitará na 22.ª jornada, este sábado. Ou seja, este confronto determinará a posição em que ambas as equipas vão ficar na próxima fase de atribuição de campeão, que se segue a esta ronda.

Em termos de modelos de dados básicos, que avaliam a qualidade das oportunidades criadas e das oportunidades convertidas (excetuando os penáltis), as duas equipas são em tudo idênticas.

De acordo com a métrica de pontos esperados, ambas deveriam ter nesta altura 40 pontos, com 33 golos (1,6 por jogo) marcados e 17 (0,8 por jogo) sofridos. Olhando aos guarda-redes, até neste pormenor existem diferenças mínimas entre Chovan e Takáč.

Desta forma, será nos detalhes como o fator casa que estará o favoritismo do Slovan? A análise mostra que... não. O Slovan vai enfrentar grandes desafios nesta 22.ª jornada. O primeiro é, desde logo, a criação de oportunidades de golo em jogadas de bola corrida. É que neste particular, nenhuma equipa no campeonato criou tantas oportunidades de qualidade como o Trnava esta temporada. Além disso, termina-as quase sempre bem e, com sete golos esperados, já leva... dez marcados. Nenhuma outra equipa é tão bem sucedida.

Por outro lado, as bolas paradas são a principal fraqueza do Bratislava. Na defesa, são a quinta equipa que mais oportunidades permitem e a quarta que mais golos sofre nessas situações em específico. 

Ao mesmo tempo, o Trnava cria as suas melhores oportunidades de golo em situações de contra-ataque. O que poderia ser um eventual fator sucesso mas que aqui acaba por nem ser significativo, uma vez que o Slovan defende bem em situações de transição.

O que acaba por ser um enorme problema para a defesa do Bratislava é a forma como o Trnava mais finaliza as suas situações ofensivas: a equipa encaminha a maior parte das bolas em cruzamento, para o poste mais distante da jogada, algo em que o Slovan tem mostrado ser permeável.

Golos sofridos (excluindo penáltis) e os golos sofridos esperados
Golos sofridos (excluindo penáltis) e os golos sofridos esperados11Hacks

Zurique x Servette

Terminamos esta análise na Liga da Suíça, que terá este fim de semana a 23.ª jornada, com crucial confronto entre o Zurique e o Servette. A equipa de Genebra pretende manter o segundo lugar, que garante o apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, e continuar com dois pontos de vantagem sobre o St. Gallen. Já o Zurique está apenas dois pontos acima da zona de despromoção.

Esta partida é, não só um bom exemplo do equilíbrio na primeira divisão suíça, mas também a prova de que a sorte e o azar podem influenciar os resultados das equipas. Em termos da qualidade das oportunidades permitidas, o Zurique tem uma defesa, ainda assim, ligeiramente melhor, sendo que a diferença ligeiramente superior encontrase no ataque, onde o Servette criou mais três golos esperados.

A realidade dos factos, porém, mostra-nos que o Zurique marcou menos cinco golos, sofreu mais cinco e está, por isso, 12 pontos atrás do Servette na tabela classificativa.

Olhando aos dados, o Servette leva favoritismo para este jogo. O Zurique é uma das equipas que mais marca a partir de bolas paradas, sendo que o Servette também cria boas oportunidades através desse tipo de jogada. Neste ponto, apenas St. Gallen e Young Boys são melhores no que diz respeito à taxa de sucesso de cabeceamentos ofensivos, no geral. Daí que se perspetive grande perigo pelo ar nesta partida.

Mas, ao mesmo tempo, o Servette não se limita a centrar para a área. Tem vindo igualmente a aproveitar os passes atrasados, para a frente da área, e os passes perpendiculares no meio-campo. Situações em que o Zurique, olhando aos dados, é forte a defender.