Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dardos: Danny Noppert e Jermaine Wattimena passam, Luke Littler e Rob Cross ficam de fora

Bas Kammenga
Jermaine Wattimena joga contra James Wade nos oitavos de final
Jermaine Wattimena joga contra James Wade nos oitavos de final Profimedia / ČTK / imago sportfotodienst / Harald Deubert
Luke Humphries, Danny Noppert e Jermaine Wattimena qualificaram-se facilmente para os oitavos de final dos Campeonatos da Europa no Westfalenhalle, em Dortmund, na Alemanha. Luke Littler e Rob Cross foram eliminados após apenas uma ronda.

Danny Noppert, número 11 da lista de classificação, começou a sessão desta sexta-feira à noite com um jogo contra o inglês Joe Cullen. Um break no primeiro e no sétimo jogo fez 6-2 para o neerlandês, que teve um excelente início com uma média de 90,51 e 50% de acerto nos checkouts. Nos oitavos de final de sábado, Noppert vai defrontar Mike De Decker, que derrotou Josh Rock por 6-1 na final de sexta-feira à noite na Alemanha.

Saídas

O galês Jonny Clayton conseguiu fazer jus ao seu sexto lugar no ranking mundial frente ao inglês Chris Dobey (#13), vencendo por 6-4 após um break logo no primeiro parcial do encontro, que de resto decorreu de forma regular. Dobey desperdiçou o jogo nos pares (4 de 15), onde Clayton utilizou 50% dos seus dardos decisivos.

O inglês James Wade fez então uma proeza contra o seu compatriota Rob Cross. A partida, que teve nada menos que cinco quebras, terminou em 6-3 para Wade com uma média de 100,71. Wade utilizou apenas 32% dos seus checkouts, dificultando desnecessariamente a sua tarefa.

Neerlandeses

Na próxima ronda, Wade vai defrontar o neerlandeses Jermaine Wattimena, que deixou o escocês Peter Wright (74,81) em maus lençóis. Wright conseguiu duas pontuações de 140 e nem uma única seta numa saída. Wattimena quebrou o pobre adversário três vezes, estabeleceu uma média sólida de 90,18 e usou seis de 15 dardos num duplo (40%).

A partida mais emocionante da noite foi disputada por Ricardo Pietreczko, que jogou em casa contra o australiano Damon Heta. Nos primeiros 10 jogos, ambos os jogadores quebraram um ao outro duas vezes antes do 11.º jogo ter de ser decidido. Nesse jogo, o alemão terminou em grande estilo, com 102 pancadas, enquanto o seu adversário ficou com 71. A média de Pietreczko (100,50) também foi boa.

Surpresa

Surpreendentemente, agora não é Luke Littler, mas Andrew Gilding o próximo adversário de Pietreczko. As quebras na segunda e na quinta mão garantiram um intervalo de 4-4, após o qual Gilding ganhou a sua própria mão e depois quebrou Littler. Tanto na pontuação (98,92) como no lançamento (35%), Gilding foi melhor do que o seu compatriota de 36 anos.

Luke Humphries não cometeu qualquer erro contra o seu compatriota Nathan Aspinall, número 8 do ranking mundial. Através de um break no terceiro e quinto jogo, o jogo terminou com uma vitória por 6-2 para o número 1 do mundo e número 2 da lista de classificação do Campeonato da Europa. Com 106,49 de média e 46% de acerto nos lançamentos, Humphries mostrou a melhor forma da noite. Jonny Clayton é o seu próximo adversário.

Programa dos oitavos de final

Sábado, 26 de outubro (melhor de 19 jogos)

Ryan Searle - Luke Woodhouse (12:00)

Dirk van Duijvenbode - Dayrl Guerney (13:00)

Michael Smith - Ritchie Edhouse (14:00)

Mike De Decker - Danny Noppert (15:00)

Michael van Gerwen - Gary Anderson (18:00)

James Wade - Jermaine Wattimena (19:00)

Luke Humphries - Jonny Clayton (20:00)

Andrew Gilding - Ricardo Pietreczko (21:00)