Humphries, o melhor candidato, e Wright, o saco das maravilhas: os favoritos para o Mundial de Dardos
Depois de três vitórias em Major no ano civil de 2023, não é de surpreender que Luke Humphries seja a aposta mais forte das casas de apostas para vencer o Campeonato do Mundo. O alemão Martin Schindler também vê no inglês uma certa dose de talento: "No geral, eu diria que é um campo relativamente aberto, mas é claro que Humphries se destaca mais uma vez".
O próprio Schindler, que ocupa atualmente o 26.º lugar no ranking mundial, também está apurado para o torneio de fim de ano. O jogador de Strausberg só entrará, portanto, na segunda ronda e enfrentará o vencedor do confronto entre Jermaine Wattimena e Fallon Sherrock, dois dias antes da véspera de Natal. O confronto com a "Rainha do Palácio", que é tradicionalmente apoiada freneticamente pelos adeptos londrinos, tem um grande potencial para surpreender logo no início.
Marijanovic vê Humphries à frente
Robert Marijanovic, profissional em tempo parcial e comentador televisivo, também vê uma situação equilibrada no topo do mundo.
Em entrevista ao Flashscore, sublinhou "que os cinco primeiros do mundo estão atualmente com muitas dificuldades", mas excluiu explicitamente o favorito Humphries. "Michael van Gerwen preocupa-me, nem sequer precisamos de falar de Peter Wright, ele é uma completa surpresa", acrescentou.
Em todo o caso, o jogador de 43 anos promete aos espectadores o melhor entretenimento.
"Este Campeonato do Mundo vai ser completamente louco. Os resultados, as surpresas, talvez até o vencedor - é a única coisa de que tenho a certeza. Vai ser um Campeonato do Mundo completamente louco, com muitas histórias para contar", garantiu.
Campeão Smith concentra-se no seu próprio "legado"
Enquanto isso, o atual campeão Michael Smith raramente é mencionado. O "Bullyboy", que teve um ano irregular, no entanto, considera-se em boa forma e está altamente motivado para o torneio. Ser o quarto jogador a defender com sucesso o seu título de campeão do mundo seria "incrível", sublinhou o jogador de 33 anos, que chegou à final três vezes nos últimos cinco anos.
"Quando nos retiramos, as pessoas por vezes esquecem-se que ganhámos o título", disse o inglês no PDC.tv, alguns dias antes da abertura do Campeonato do Mundo.
"Mas quando o ganhamos várias vezes, deixamos um legado. E é isso que eu quero fazer agora", assumiu.
Estreante Tricole vê um campo "muito apertado"
Enquanto jogadores como Smith e outros antigos vencedores de títulos, como Rob Cross e Gary Anderson, estão a entrar em território familiar, o Campeonato do Mundo é um universo completamente novo para outros jogadores. Este é também o caso do francês Thibault Tricole, que é o primeiro representante do seu país a viajar para o maior evento de dardos do ano.
Em entrevista ao Flashscore, classifica o campo como"muito apertado" e vê "pelo menos dez jogadores que devem estar entre os favoritos".
Quando questionado explicitamente sobre um nome, o bretão também não consegue esquecer Luke Humphries.
"É claro que ele seria um candidato depois da sua fantástica época", diz Tricole, mas "Gerwyn Price também tem o que é preciso para ganhar o título".
Americano Buntz deseja o título a Cross
Tal como o francês, o americano Stowe Buntz também está a competir no Campeonato do Mundo pela primeira vez este ano. Na sua análise, o recém-chegado da Virgínia distingue entre uma previsão racional e um desejo pessoal.
"O mundo inteiro pensa que será Luke Humphries e é impossível dizer que ele não é o principal favorito depois das suas prestações nos últimos meses. Ganhar as finais do Players Championship só confirma que ele é o favorito, mas para ser honesto - eu adoraria ver Rob Cross ganhar", assume.
Numa entrevista exclusiva ao Flashscore, o jogador de 44 anos, tal como muitos dos seus colegas, acredita que os melhores jogadores do mundo estão muito próximos uns dos outros.
"Há muitos jogadores que estão em boa forma neste momento: Luke Humphries, Josh Rock e Rob Cross. Dave Chisnall, com o seu desempenho atual, também é uma séria ameaça e Steven Bunting também não deve ser subestimado", explica.
O desenrolar do torneio será decidido no início deste dia 15 de dezembro, quando Buntz abrir o Campeonato do Mundo com o seu jogo contra o neerlandês Kevin Doets, pouco depois das 20:00. Pode acompanhar todos os desenvolvimentos do Campeonato do Mundo de Dardos de 2024 no Flashscore.