Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

O conto de fadas continua: Luke Littler, de 16 anos, está na final do Mundial de Dardos

Claas Becker
Luke Littler diverte-se no Ally Pally e está na final do Campeonato do Mundo
Luke Littler diverte-se no Ally Pally e está na final do Campeonato do MundoAFP
Apenas uma noite nos separa do Campeão do Mundo de Dardos de 2024. E Rob Cross não será o vencedor este ano. No Alexandra Palace, o inglês perdeu por 2:6 para o seu compatriota Luke Littler, apesar do seu forte desempenho.

Antes do Campeonato do Mundo de Dardos PDC, ninguém esperaria que Luke "The Nuke" Littler chegasse à final do torneio, mas o excecional talento de 16 anos derrotou sucessivamente Christian Kist, Andrew Gilding, Matt Campbell, Raymond van Barneveld e Brendan Dolan. Agora, nem Rob Cross lhe conseguiu fazer frente.

Rob Cross foi mais uma vez um adversário campeão mundial para Littler. Em 2018, "Voltage" venceu a final contra o grande Phil Taylor na sua estreia no Campeonato do Mundo, escrevendo o seu nome nos livros de história dos dardos. Não haverá outra.

Recorde a partida Rob Cross-Luke Littler

O jogo começou com um espetáculo nos courts triplos, com os dardos a serem atraídos quase magneticamente para os courts alvo. Cross teve uma média de 108,67 no primeiro set, mas o jovem Littler também acertou um forte 103,18.

As primeiras jogadas foram concluídas sem grandes problemas antes de "Voltage" mostrar a sua qualidade pela primeira vez e acertar seis dardos para 153 contra o lançamento. Mas como Cross falhou, Littler ainda conseguiu salvar a sua jogada. No final, o Campeão do Mundo de 2018 conseguiu ultrapassar o seu set de lançamento.

Cross também jogou uma média de mais de 100 no segundo set e Littler teve de abrandar um pouco. Assim, o ímpeto caiu rapidamente para "Voltage", que também garantiu o intervalo para fazer 2:1. Cross passou então a ter uma vantagem de 2:0 em sets, mas não conseguiu finalizar os restantes 86 e concedeu o re-break. Agora "The Nuke" estava de volta ao jogo e fez a última jogada com um duplo 10 para empatar o set.

Dardos fortes de ambos os jogadores

Pela primeira vez, o terceiro set não foi para o jogador inicial. Littler conseguiu assumir o controlo logo na primeira mão do lançamento de Cross e verificar 25 de descanso para quebrar. E o jovem inglês também mostrou a sua classe no parcial seguinte, com um 142 de finalização. Depois de Cross ter ultrapassado o seu lançamento, teve também a oportunidade de quebrar no lançamento de Littler, mas falhou no duplo 16. "The Nuke" conquistou o seu segundo set.

Não houve quebra no quarto set, no qual houve poucas surpresas, já que ambos os jogadores aumentaram as suas médias: Cross jogou 114,47, Littler 112,28. No entanto, de repente, ficou muito alto no Alexandra Palace na quinta etapa, quando Rob Cross começou com seis dardos perfeitos, mas não conseguiu confirmar o nove dardos na sua terceira etapa. Como Luke Littler também acertou sete dos seus primeiros nove dardos no triplo 20, venceu o set por 3:1 com um dardos 11.

Com um break no início do quinto set, Littler mostrou que gostaria de terminar o jogo rapidamente, mas Cross também jogou dardos excecionais. Com um checkout de 138, "Voltage" conseguiu o re-break de imediato. Depois do ex-campeão mundial ter feito o seu lançamento, esteve perto de ganhar o set 2:3 com um break, mas falhou dois dardos do set e Littler empatou. Na quinta mão, foi subitamente o contrário: Littler assumiu o controlo da mão de Cross, falhou o break e Cross salvou o seu lançamento.

O grande espetáculo de Luke Littler começou no sexto set. Com uma média de 107,13, "The Nuke" garantiu o sexto set. Apesar da vantagem do seu próprio lançamento, fê-lo com um break, depois de tanto ele como Cross terem tido problemas nos duplos.

No sétimo set, não baixou os braços, aumentando a sua média para 114,17 e permitindo a Cross apenas um lançamento nos duplos em todo o set. "Voltage" aproveitou este facto logo no início do set, quando lhe tirou a perna. Littler começou então a festejar novamente, ganhando as suas pernas por uma grande margem e quebrando um Cross quase dominado na sua segunda perna.

Logo no início do oitavo set, Littler deixou claro que queria encerrar a final e verificou imediatamente 132 descansos sobre dois bullseyes e um duplo 16. Depois disso, ambos se mantiveram confiantes e conseguiram passar os seus lançamentos. No final, foi mais uma vez o duplo 10 que levou "The Nuke" à final do Campeonato do Mundo. O jovem de 16 anos não falhou uma única vez o seu duplo favorito.

Com uma média de 106,05, Luke Littler alcançou merecidamente a sua primeira final na sua primeira participação no Campeonato do Mundo. O campeão do Mundo Júnior de 2023 vai defrontar amanhã Luke Humphries ou Scott Williams.