Dardos: Tudo o que precisa de saber sobre o Czech Darts Open
O que é o Open da República Checa?
O Czech Darts Open é um torneio do PDC European Tour. É o 13.º e último torneio do calendário de eventos deste ano.
O que é o European Tour?
O European Tour é uma série de torneios que faz parte do PDC Pro Tour. Outros eventos do Pro Tour são os eventos do Players Championship.
Em que formato é jogado?
Os 48 jogadores participantes jogam o torneio em seis rondas, com os 16 melhores jogadores da Ordem de Mérito do Pro Tour a entrarem apenas na segunda ronda.
As primeiras quatro rondas - até aos quartos de final, inclusive - são jogadas à melhor de 11 partidas. Nas meias-finais, são acrescentadas mais duas rondas antes de se jogar uma melhor de 15 rondas na final.
Quem participa?
Aplicam-se as mesmas regras de qualificação a todos os eventos do European Tour. Os 16 primeiros da Ordem de Mérito qualificam-se automaticamente, assim como os 16 melhores jogadores da Ordem de Mérito do Pro Tour que ainda não se qualificaram. Neste caso, é relevante uma data de corte fixa e não o estatuto no início do torneio. Para além disso, há dez titulares de cartões do Tour que podem qualificar-se através dos "Qualificadores para titulares de cartões do Tour".
Um jogador de cada vem do "Nordic & Baltic Qualifier" e do "East Europe Qualifier". Mais quatro jogadores podem participar no torneio através da "Qualificação do país anfitrião".
Qualificados através da Ordem de Mérito
Qualificados através da Ordem de Mérito do Pro Tour
Titular de cartão de visita de qualificação
Eliminatória da nação anfitriã
4 vencedores a partir de 17 de outubro
Eliminatória dos Países Nórdicos e Bálticos
Eliminatória da Europa de Leste
Suplentes
Florian Hempel - substituto de Ryan Joyce
Madars Razma - substituto de Gary Anderson
Quem são os favoritos?
Alguns nomes estão provavelmente no topo da lista neste momento. Durante a semana, Michael van Gerwen e Wesley Plaisier ganharam os dois eventos do Players Championship, com apenas o primeiro a participar em Praga. A eles juntar-se-ão os dois finalistas do Grande Prémio Mundial do fim de semana passado: Mike De Decker quer provar que também pertence aos melhores do mundo em single-in - o campeão mundial Luke Humphries é considerado um dos favoritos em todos os torneios em que participa.
Como funciona a lista de apuramento?
Embora a Ordem de Mérito seja mais importante na qualificação, é a Ordem de Mérito do Pro Tour que é utilizada para a lista de apuramento. Os 16 jogadores mais bem qualificados da Ordem de Mérito recebem um bye para a segunda ronda, mas são depois distribuídos de acordo com a sua classificação (o 16.º classificado da Ordem de Mérito pode jogar contra o 1.º classificado na terceira ronda, o 15.º contra o 2.º classificado, etc.).
Com quem jogarão os alemães?
Primeira ronda
Sexta-feira, 18 de outubro - 13:30h: Florian Hempel vs. Alan Soutar
Sexta-feira, 18 de outubro - 14:30h: Gabriel Clemens vs. Brendan Dolan
2ª ronda
Sábado, 19 de outubro - 12:00: Ricardo Pietreczko vs. Lukeman/Rydz
Sábado, 19 de outubro - 21:30: Martin Schindler vs. Menzies/Wright
Quando serão disputados os jogos?
Sexta-feira, 18 de outubro: 1.ª ronda - tarde: a partir das 12:00, noite: a partir das 18:00
Sábado, 19 de outubro: 2.ª ronda - tarde: a partir das 12:00, noite: a partir das 18:00
Domingo, 20 de outubro: dos oitavos de final à final - tarde: a partir das 11:00, noite: a partir das 17:00
Quanto é que os jogadores ganham?
Vencedor: 30.000
Final: 12.000
Meias-finais: 8.500
Quartos de final: 6.000
Oitavos de final: 4,000
1/16 final: 2.500
1.ª ronda: 1,250
Quem ganhou o torneio no passado?
A primeira edição do Czech Darts Open foi surpreendentemente ganha por Jamie Hughes em 2019. Após duas edições suspensas, foi Luke Humphries que venceu o regresso do torneio em 2022. Peter Wright regressa a Praga como o atual campeão.
Onde se realizará o torneio?
O PDC também está de regresso à capital da República Checa, Praga, para a quarta edição do Czech Darts Open. Após os dois últimos eventos na Arena Kralovka, o torneio regressará ao PVA Expo, que já foi o local em 2019, mas foi abandonado devido à pandemia de COVID-19 e a um incêndio. O centro de exposições está reservado para conferências de grandes empresas europeias e para vários concertos de bandas mundialmente famosas.