Dardos: José De Sousa é um dos participantes no Grande Prémio de Dardos da Alemanha 2024
O Grande Prémio de Dardos da Alemanha é um torneio de classificação do PDC, que faz parte do European Tour e, por conseguinte, também do Pro Tour. O torneio terá lugar entre 30 de março e 1 de abril de 2024, no Zenith, em Munique. É o segundo torneio do European Tour deste ano.
European Tour
O European Tour é uma série de torneios que faz parte do PDC Pro Tour. Os outros eventos do Pro Tour são os eventos do Players Championship.
Formato
As primeiras quatro rondas, ou seja, até aos quartos de final, inclusive, são jogadas à melhor de 11 partidas. Nas meias-finais, são acrescentadas mais duas rondas antes de se jogar uma melhor de 15 rondas na final.
Participantes
Aplicam-se as mesmas regras de qualificação a todos os eventos do European Tour. Os 16 melhores jogadores da Ordem de Mérito qualificam-se automaticamente, assim como os 16 melhores jogadores da Ordem de Mérito do Pro Tour que ainda não se qualificaram. Para além disso, há dez titulares de cartões do Tour que se qualificaram. Será adicionado um jogador de cada uma das eliminatórias dos países nórdicos e bálticos e das eliminatórias da Europa de Leste. Mais quatro jogadores podem entrar no torneio através das eliminatórias do país anfitrião.
Portugal conta com um participante. José de Sousa entra por via da Ordem de Mérito Pro Tour, sendo que ocupa o 27.º lugar do ranking.
Qualificados através da Ordem de Mérito: Luke Humphries, Michael van Gerwen, Michael Smith, Nathan Aspinall, Gerwyn Price, Rob Cross, Danny Noppert, Peter Wright, Jonny Clayton, Dave Chisnall, Damon Heta, Joe Cullen, Dirk van Duijvenbode, Dimitri Van den Bergh, Chris Dobey e Stephen Bunting.
Qualificados através da Ordem de Mérito do Pro Tour: Josh Rock, Ross Smith, Krzysztof Ratajski, Luke Woodhouse (substituto do lesionado Gary Anderson), Ryan Searle, Ricardo Pietreczko, Martin Schindler, Andrew Gilding, Daryl Gurney, James Wade, Gian van Veen, Ryan Joyce, Gabriel Clemens, José de Sousa, Brendan Dolan e Raymond van Barneveld.
Qualificados como Tour Card Holder: Mike De Decker, Alan Soutar, Steve Lennon, Jeffrey De Zwaan, Niels Zonneveld, Lukas Wenig, Richard Veenstra, Kevin Doets, Jermaine Wattimena e Cameron Menzies.
Qualificados da nação anfitriã: Matthias Ehlers, Oliver Müller, Franz Rötzsch e Michael Unterbuchner.
Qualificado dos países nórdicos e bálticos: Viktor Tingström
Qualificado da Europa de Leste: Vitezslav Sedlak
Favoritos
Neste momento, Luke Humphries deve ser sempre visto no topo. O inglês está atualmente a dominar a Premier League à vontade e joga sempre bons dardos. Ross Smith também esteve em grande forma nos Players Championships 5 e 6. Com a vantagem de entrar mais tarde, o inglês pode ter uma hipótese remota.
Torneio:
Embora a Ordem de Mérito seja mais importante na qualificação, é a Ordem de Mérito do Pro Tour que é utilizada para a lista de apuramento. Os 16 jogadores mais bem qualificados da Ordem de Mérito recebem um bye para a segunda ronda, mas são depois distribuídos de acordo com a sua classificação (o 16º classificado da Ordem de Mérito pode jogar contra o 1º classificado na terceira ronda, o 15º contra o 2º classificado, etc.).
Quando joga José de Soua?
1.ª ronda
30 de março : Peter Wright x José de Sousa (21:00)
Calendário
O torneio terá lugar ao longo de três dias, com início a 30 de março e coroação do vencedor a 1 de abril.
Sábado, 30 de março: 1.ª ronda - tarde: a partir das 13:00, noite: a partir das 19:00
Domingo, 31 de março: 2.ª ronda - tarde: a partir das 13:00, noite: a partir das 19:00
Segunda-feira, 1 de abril: dos oitavos de final à final - tarde: a partir das 13:00, noite: a partir das 19:00
Prémios:
Ao contrário de outros torneios, todos os participantes recebem prémios em dinheiro, incluindo os jogadores que perdem o jogo da primeira ronda. No entanto, existe uma caraterística especial para os 32 jogadores que se qualificam através da Ordem de Mérito: Embora recebam o prémio em dinheiro, este só conta para a classificação monetária a partir da segunda ronda.
Vencedor : 35 mil euros
Final : 14 mil euros
Semi-final: 9,9 mil euros
Quartos de final: 7 mil euros
Oitavos: 4,7 mil euros
16 avos de final: 2,9 mil euros
1.ª ronda: 1,5 mil euros
Vencedor passado
O Grande Prémio de Dardos da Alemanha faz parte do European Tour desde 2017 e, para além de ter sido cancelado em 2020 e não ter sido realizado em 2021, foi realizado cinco vezes. Michael van Gerwen foi invencível nos primeiros três anos e foi o único jogador a vencer.
Após uma pausa de dois anos, o torneio ficou firmemente nas mãos dos ingleses: em ambos os anos houve uma final exclusivamente inglesa, uma vez ganha por Luke Humphries e outra por Michael Smith - curiosamente, em contraste com os títulos de campeão do mundo que conquistaram mais tarde.
Local
O Grande Prémio Alemão de Dardos realizou-se sempre no Zenith, em Munique, à exceção da edição inaugural em Mannheim, em 2017. O antigo pavilhão dos caminhos-de-ferro é, desde 1997, uma sala de eventos para diversos fins.