Dardos: Luke Littler vence Mike De Decker e chega aos quartos de final na sua estreia
O jovem de 17 anos, a competir no torneio pela primeira vez, chegou a ter uma vantagem de 2-0, mas depois perdeu oito dos 10 parciais seguintes e parecia estar a encarar a derrota.
No entanto, depois de vencer os três parciais seguintes, ficou a perder por 9-7, mas acabou por vencer o belga com uma excelente jogada no final.
"Não sei se gostei daquilo", disse Littler à Sky Sports.
"Tenho de ter pena do Mike. Achei que não estava no jogo, mas sei que posso sempre mudar de velocidade. No início estava no meu ritmo normal, mas no final estava a ganhar um segundo extra, e isso ajudou-me. Se calhar, vou ter de fazer isso daqui para a frente. Quando entrei no palco (para a última sessão) não pensei que pudesse ultrapassar a desvantagem. Não consigo acreditar", acrescentou.
Mark Webster, três vezes finalista dos quartos de final do Grand Slam, saudou a jovem estrela como um jogador que pode competir nos próximos anos.
"Littler estava tão calmo, especialmente na última etapa", disse Webster à Sky Sports.
"Ele tem um caráter frio e calmo e tem-no. Ele pode envolver-se em brigas, pode dominar. Ele mostrou que é o pacote completo", elogiou.
Littler vai defrontar Jermaine Wattimena na próxima ronda, depois de o número 37 do mundo ter surpreendido Dimitri Van den Bergh no primeiro jogo da noite.
Van den Bergh, 11.º do ranking mundial, chegou a ter uma vantagem de 4-0 e 5-2 e parecia estar no caminho certo para chegar aos oitavos de final.
Mas Wattimena lutou para vencer os cinco parciais seguintes e, apesar de ter perdido quatro dos cinco parciais seguintes, venceu uma tensa decisão no último parcial, eliminando Van den Bergh.
Por outro lado, Gary Anderson preparou um confronto nos quartos de final contra Gian van Veen depois de passar por Stephen Bunting por 10-6.
Van Veen venceu sete parciais seguidos contra Ryan Joyce e chegou aos oitavos de final em grande estilo, garantindo o seu lugar com uma vitória imponente por 10-2.