Dardos: Humpries continua a ganhar e conquista o terceiro grande título, apesar do MVG de nove estrelas
Para Humphries, isto significou o terceiro grande título num curto espaço de tempo, depois de ter ganho o World Grand Prix em outubro e o Grand Slam of Darts na semana passada.
Bom começo de Van Gerwen
Terminando em 130.º, Humphries conseguiu manter a sua própria perna sob a pressão de Van Gerwen. MVG também provou que está em forma ao jogar 126 para empatar o resultado após duas mãos. Na terceira mão, Van Gerwen falhou três setas para um intervalo e o inglês voltou a assumir a liderança. Depois de manter a sua própria mão, Van Gerwen foi para o intervalo depois de lançar um nove dardos sem adulteração para um intervalo e uma vantagem de 3-2.
Foi o décimo nove darter de Van Gerwen na televisão, apenas Phil Taylor lançou mais (11).
Com 5-3 de vantagem, Van Gerwen falhou o alvo para um final de 170 e Humphries conseguiu manter a sua própria perna. Todas as pernas foram com os dardos na segunda sessão e Van Gerwen foi para o chá com uma vantagem de 6-4.
A terceira sessão começou imediatamente com uma pausa para o neerlandês. Humphries ficou a marcar e Van Gerwen aproveitou o seu intervalo para uma vantagem de 8-4. Os dois homens conseguiram manter as suas próprias pernas e foram para o intervalo com uma vantagem de 9-6 para Van Gerwen.
Para Humphries, três golpes provaram ser o charme e ele quebrou Van Gerwen pela primeira vez na partida para 9-7. O inglês aproveitou o seu intervalo e aproximou-se de Van Gerwen numa perna. Com um 142 final magistral, Humphries ganhou a sua quarta mão consecutiva e empatou o resultado após 18 mãos. Uma mão mais tarde, conseguiu mesmo a liderança pela primeira vez desde o 2-1 e precisou apenas de mais uma mão para a vitória.
Ambos os homens começaram a partida com 140. Van Gerwen seguiu com 180 e manteve a iniciativa na etapa. Com Humphries a 86, Van Gerwen falhou duas setas no duplo 16 e Humphries falhou o seu primeiro matchdart. Van Gerwen falhou mais seis setas para se manter no jogo, antes de Humphries ganhar o seu terceiro Major do ano através do duplo 1.
"Tornei as coisas incrivelmente difíceis para mim", disse Van Gerwen após o jogo à iTV. "Daquela posição eu não deveria perder, mas parabéns ao Luke", acrescentou.
O PC Finals foi o último grande torneio antes do início do Campeonato do Mundo, a 15 de dezembro. Na próxima segunda-feira realiza-se o sorteio para o Campeonato do Mundo de Dardos PDC de 2024.