Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dardos: Michael van Gerwen surpreendentemente eliminado do Grand Prix, Smith também está fora

Claas Becker
Michael van Gerwen não consegue acreditar: o seu sonho de um sétimo título chegou ao fim
Michael van Gerwen não consegue acreditar: o seu sonho de um sétimo título chegou ao fimPDC
O segundo dia da 1.ª ronda do Grand Prix Mundial ofereceu várias surpresas na noite desta terça-feira. Entre outras, Michael van Gerwen perdeu em Leicester sem ganhar uma única mão. Michael Smith também teve de regressar a casa.

Dave Chisnall vs. Cameron Menzies 2:0

No primeiro jogo do dia, Dave Chisnall venceu Cameron Menzies por 2:0. "Chizzy" foi o jogador mais dominante desde o início, especialmente na transição para a zona de finalização. Como Menzies falhou 48 descansos, o inglês conseguiu assegurar o intervalo para 2:0. Chisnall não sofreu qualquer pressão de "Cammy" no lançamento para ganhar o set, que só entrou na perna com o sexto dardo e não conseguiu evitar o 0:3.

Depois do intervalo, Chisnall continuou a afastar-se e, apesar de ter falhado cinco lançamentos, passou a ter uma vantagem de 1:0. Menzies acordou então um pouco e tentou uma nova quebra, mas "Chizzy" cortou imediatamente a pequena hipótese pela raiz. O inglês capitalizou então o seu primeiro dardo da partida. Graças à sua média de 91 (Menzies apenas 81), Chisnall não cedeu uma única mão. Dimitri Van den Bergh espera-o na 2.ª ronda.

Luke Woodhouse vs. Dimitri Van den Bergh 1:2

O 1:2 entre Luke Woodhouse e Dimitri Van den Bergh foi muito mais renhido do que o primeiro jogo. Ambos os jogadores andaram de mãos dadas durante todo o primeiro set e quase não deram espaço um ao outro para respirar. Só quando o resultado estava 2:1 a favor do inglês é que os adversários jogaram com pernas diferentes. Van den Bergh jogou um 152 e um 140 para ganhar seis dardos para 149 restantes, mas os nervos do belga falharam-lhe e ele falhou sete duplas. Woodhouse, que não conseguia acompanhar o ritmo do jogo, aproveitou a oportunidade e quebrou na sua primeira tentativa para fazer 3:1.

O segundo set foi então caracterizado por grandes finais: A 0:1, Woodhouse verificou 118 de descanso antes de Van den Bergh terminar 110 na jogada seguinte. No entanto, "Woody" teria precisado de um segundo se quisesse fazer o 2:2. O inglês falhou 107 de descanso, por isso o "Dreammaker" tirou 59 de descanso para quebrar e ganhar o segundo set.

O tema dos finais em terra batida continuou no terceiro set, quando Woodhouse falhou dois duplos, dando a Van den Bergh a oportunidade de fazer o break inicial graças a um checkout de 132. O belga conseguiu então confirmar esse facto - e mais tarde terminar o set em 3:1. Agora enfrenta Dave Chisnall na quinta-feira.

Mike De Decker vs. Damon Heta 2:1

O 2:1 de Mike De Decker contra Damon Heta foi também um misto de emoções. Heta teve um excelente início de jogo, controlando rapidamente a perna de lançamento de De Decker e assegurando de imediato a quebra para 1:0. O belga teve primeiro de deixar que a falsa partida se instalasse e não teve qualquer hipótese de uma nova quebra. E Heta também esteve muito perto do próximo break na terceira mão, mas o "Real Deal" conseguiu fazer o 1-2, apesar de ter atirado por cima a 112 metros do fim. O momento mudou completamente: De Decker verificou 150 e 116 para ganhar o primeiro set.

Depois do intervalo, os dois jogaram os seus lançamentos com desenvoltura, sem que os seus adversários tivessem a mínima hipótese de fazer um break. Mas quando o resultado estava 2:1 a favor de Heta, este assumiu o controlo do lançamento de De Decker. O belga teve de assistir ao facto de Heta ter verificado 76 de descanso para quebrar e empatar o set com 12 de descanso.

O "The Heat" levou o ímpeto da vitória do set diretamente para o terceiro e quebrou imediatamente para 1:0, mas não conseguiu confirmar o resultado - De Decker empatou. Mas o empate veio como tinha de ser e os jogadores, até então confiantes, mostraram ao público de Leicester mais duas quebras: Heta fez 2:1, mas depois falhou dois dardos de jogo, forçando De Decker a uma decisão. Apenas o belga jogou na decisão e ele pegou no seu quarto dardo de partida para ganhar. O belga está ansioso por um jogo da segunda ronda contra Gary Anderson.

Peter Wright vs. James Wade 1:2

James Wade derrotou Peter Wright por 2:1 no duelo entre as antigas estrelas. Embora Wright tenha entrado no jogo com a vantagem do lançamento, Wade conseguiu garantir a primeira mão. "The Machine" confirmou o facto de Wright só ter resistido minimamente até àquele momento. Mas "Snakebite" acordou, lançou o primeiro 180 da partida e reduziu a desvantagem para 1:2, antes de fazer o re-break com outro para fazer 2:2. Ambos falharam os dardos do set na decisão antes de Wright garantir a sua terceira mão seguida para fazer 3:2.

Wade terminou a corrida de Wright no início do segundo set ao vencer a perna para fazer 1:0. O jogo manteve-se equilibrado durante muito tempo, sem que nenhum dos jogadores conseguisse criar quaisquer oportunidades de break. Foi só quando o resultado estava em 2:1 que Wade conseguiu o seu primeiro dardo de break e depois outro um tiro mais tarde para empatar o set.

"The Machine" levou o ímpeto para o set decisivo e garantiu imediatamente o break para 1:0. Wright não teve resposta e parecia visivelmente abalado. Os seus dardos continuavam a cair no segmento errado. No terceiro set, o fracasso foi total: falhou 32 controlos com nove dardos - Wade aproveitou para ganhar o jogo. Na 2ª ronda, "A Máquina" vai agora enfrentar Gerwyn Price.

Gerwyn Price vs. Danny Noppert 2:1

Já mentalmente derrotado, Gerwyn Price venceu Danny Noppert por 2:1. Price e Noppert não se deram muito ao trabalho no início do encontro e lançaram vários 180s. As coisas ficaram curiosas no 1:1: o holandês não conseguiu verificar o 20 de descanso e o 10 de descanso e o "Iceman" foi inicialmente incapaz de capitalizar esse facto, uma vez que só acertou no triplo 5 em vez do simples ou do triplo 20. No entanto, o galês acabou por conseguir quebrar e depois ganhar o set.

Os dois jogadores também começaram a segunda mão com uma pontuação forte, chegando a acertar três 180s seguidos, antes de Price garantir a sua mão de lançamento para fazer o 1-0 e também fazer o break para fazer o 2-0. No entanto, Noppert, que parecia estar ciente da situação, retribuiu imediatamente o favor e marcou 126 para quebrar de volta. O holandês também fez o 2:2, embora o seu primeiro lançamento no duplo 16 tenha caído fora do tabuleiro. Noppert quebrou novamente através do alvo para ganhar o terceiro set.

No terceiro set, Price parecia estar à beira de uma explosão mental. Depois de não ter conseguido entrar na perna com seis dardos, o galês só jogou um duplo 20, mesmo depois de o ter acertado. Noppert conseguiu manter o seu nível mental muito mais elevado, ganhando uma vantagem de 2-0 com um break e, finalmente, falhando o seu primeiro dardo de jogo - Price conseguiu outro re-break, forçou subitamente um break e ganhou um jogo que pensava ter perdido com o seu primeiro dardo de jogo. O seu adversário na segunda ronda é James Wade.

Michael Smith vs. Gary Anderson 1:2

O duelo entre dois campeões mundiais , Michael Smith e Gary Anderson, terminou em 1:2. Smith e Anderson tiveram um início de jogo turbulento e, por vezes, ultrapassaram os 100 pontos. Não houve oportunidades de break nas primeiras etapas até que a tragédia se abateu sobre o "Bully Boy" com 2:1: O "Escocês Voador" conseguiu seis dardos para 68 restantes, mas ainda assim não conseguiu sair depois de nove dardos - Smith capitalizou o deslize para quebrar e vencer o primeiro set.

No segundo set, Anderson assumiu a liderança de 1:0 apesar de muitos erros nas duplas e depois quebrou para 2:0 com um checkout de 101, mas sua liderança evaporou imediatamente quando Smith quebrou de volta. No entanto, o "Escocês Voador" não ficou impressionado, aproveitou os inúmeros erros nas duplas do "Bully Boy" e fez um check-out de 80 em dois tops para empatar o set a 3:1.

O cenário voltou a ser semelhante: um falhou os duplos, o outro capitalizou. No início do terceiro set, foi Smith quem fez o lançamento para fazer 1:0, antes de Anderson ter os mesmos problemas para fazer 1:1. Finalmente, a partida foi para a decisão a 2:2, onde se repetiu um jogo semelhante: Anderson falhou um dardo de jogo, depois Smith falhou um antes de o escocês finalmente vencer. Na quinta-feira, espera-o um confronto com Mike De Decker.

Michael van Gerwen vs. Daryl Gurney 0:2

Michael van Gerwen teve uma noite desastrosa, perdendo por 2-0 para Daryl Gurney sem ganhar uma única mão. Gurney chocou van Gerwen logo na primeira mão, quando aproveitou os dardos fracos do holandês na zona de finalização e quebrou para 1:0. Depois de "Mighty Mike" também ter desesperado ao tentar recuperar, "Superchin" assumiu uma vantagem de 2-0 e depois quebrou para 3-0. Nesta altura, o irlandês do norte tinha uma média de 14 pontos a mais e estava impecável nos duplos.

Van Gerwen também não foi capaz de ameaçar Gurney no segundo set, permitindo que o irlandês do norte fizesse 1:0. Depois, o cenário voltou a ser familiar: "Mighty Mike" estava com 40 all e falhou os três dardos no duplo 20 - Gurney quebrou para 2:0. Depois, beneficiou novamente dos duplos falhados do seu adversário e usou o seu segundo dardo de jogo para vencer. Espera-o um duelo com Joe Cullen na 2.ª ronda.

Chris Dobey vs. Joe Cullen 1:2

Foi dramático para Chris Dobey no último jogo da noite: depois de ter assumido uma liderança dominante, "Hollywood" perdeu por 2-1 para Joe Cullen. O jogo teve um início calmo. Enquanto Dobey lançou um 146 e um 140, Cullen começou o encontro com um 180, entre outras coisas. No final, no entanto, ambos mostraram os seus problemas nos duplos - Dobey passou pela perna de forma bastante feliz.

Mas "Hollywood" usou isso como um alerta, aumentou um pouco o calor e fez 84 para quebrar para 2:0. Cullen também entrou no jogo e conseguiu o re-break com um 171 seguido de um checkout de 12. Mas Dobey continuou a ser o jogador mais forte: garantiu o primeiro set por 3:1 com um 160.

No segundo set, ambos os jogadores continuaram a brilhar com pontuações elevadas e garantiram as suas primeiras pernas de lançamento sem qualquer problema. A 1:1, no entanto, Dobey perdeu a oportunidade de quebrar - e foi imediatamente castigado: Cullen quebrou para fazer 3:1 e forçar o terceiro set.

O "Rockstar" manteve o ritmo e começou imediatamente o terceiro set com outro break. Dobey não conseguiu voltar a entrar nas pernas, não conseguiu acertar nos triplos e teve de ver Cullen afastar-se em todas as pernas. Conseguiu facilmente a segunda e terceira mão do terceiro set e, assim, um duelo na segunda ronda contra Daryl Gurney.

A dupla alemã Martin Schindler e Ricardo Pietreczko já se tinha qualificado para a segunda ronda na segunda-feira. O primeiro fez uma declaração de luta depois.

"Eu tenho o jogo para vencer Michael van Gerwen, Luke Humphries ou Luke Littler", assumiu.