Dardos: Tudo o que precisa de saber sobre o World Grand Prix
O que é?
O Grande Prémio Mundial é o oitavo de um total de onze torneios principais do PDC. Depois do Campeonato do Mundo de Dardos e do World Matchplay, é o terceiro torneio Major mais antigo de todos e tem-se realizado continuamente desde 1998.
Qual é o formato?
O formato do Grande Prémio Mundial é incomparável. Em primeiro lugar, é jogado no modo "double-in-double-out". Para começar uma etapa, o jogador tem de fazer um duplo e só depois é que os pontos que marcou contam.
Além disso, o jogo é disputado em sets, o que é invulgar em comparação com a maioria dos outros torneios. Cada set é jogado numa melhor de 5 mãos.
Na primeira ronda, joga-se à melhor de 3 sets, antes de aumentar para à melhor de 5 sets nos oitavos de final e nos quartos de final. Nas meias-finais, passa para 9 sets - a final é disputada numa melhor de 11 sets.
Quem participa?
A lista de participantes no Grande Prémio Mundial é simples. Os 16 melhores jogadores da Ordem de Mérito qualificam-se, sendo que os 8 primeiros entram no torneio como jogadores cabeça de série. Para além disso, há os 16 melhores jogadores da Ordem de Mérito do Pro Tour que ainda não se qualificaram através da Ordem de Mérito. Entre eles estão Martin Schindler e Ricardo Pietreczko.
Qualificados através da Ordem de Mérito
Qualificados através da Ordem de Mérito do Pro Tour
Quem são os favoritos?
As maiores estrelas do PDC não conseguiram recentemente impressionar no grande palco televisivo. Martin Schindler ganhou o Swiss Darts Trophy, o último torneio no grande palco. No entanto, seria absurdo considerá-lo o favorito.
Muitas estrelas também cancelaram a sua participação nos torneios do Players Championship durante a semana. No entanto, entre as estrelas presentes, Luke Littler foi mais uma vez o jogador mais consistente - mesmo sem vencer o torneio. As vitórias foram para Wessel Nijman, Chris Dobey e Luke Humphries, mas enquanto o primeiro não irá competir em Leicester, uma vitória no torneio para o segundo é dificilmente imaginável. Stephen Bunting também teve um desempenho notável e chegou a três finais em três torneios.
Como funciona a lista de apuramento?
Os oito melhores jogadores da Ordem de Mérito são selecionados. Luke Humphries começará o torneio como o número 1. Ele será seguido por Michael Smith (2), Michael van Gerwen (3), Rob Cross (4), Nathan Aspinall (5), Dave Chisnall (6), Gerwyn Price (7) e Jonny Clayton (8). Os melhores jogadores podem encontrar-se nos quartos de final, na melhor das hipóteses.
Quando é que o jogo será disputado?
Segunda-feira, 7 de outubro: 1.ª ronda - a partir das 19:00
Terça-feira, 8 de outubro: 1.ª ronda - a partir das 19:00
Quarta-feira, 9 de outubro: oitavos de final - a partir das 20:00
Quinta-feira, 10 de outubro: oitavos de final - a partir das 20h00
Sexta-feira, 11 de outubro: Quartos de final - A partir das 20:00
Sábado, 12 de outubro: Meia-final - A partir das 21:30
Domingo, 13 de outubro: Final - a partir das 21h00
Quanto é que os jogadores ganham?
Vencedor: 142 mil euros
Final: 71 mil euros
Semi-final: 47 mil euros
Quartos de final: 29 mil euros
Oitavos de final: 17 mil euros
1ª ronda: 8 mil euros
Quem ganhou no passado?
Se um torneio tem relevância histórica, há um nome que raramente está longe: Phil Taylor. O lendário inglês venceu o evento onze vezes e fê-lo nas primeiras 16 edições. Michael van Gerwen, o segundo jogador mais bem sucedido, tem "apenas" seis títulos do Grande Prémio Mundial. Luke Humphries chega ao torneio como o atual campeão.
Onde é que o torneio se realiza?
Depois de ter sido realizado em Dublin entre 2001 e 2019, o torneio tem estado em casa em Leicester desde 2021. A Mattioli Arena é a casa dos Leicester Riders, uma equipa de basquetebol de sucesso. A sala polivalente já recebeu a Liga dos Campeões de Dardos de 2019 antes do Grande Prémio Mundial e é também regularmente reservada para torneios de snooker.