Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Can Uzun a Vlachodimos: dez jogadores que abdicaram de jogar pela seleção da Alemanha

Claas Becker
Can Uzun teve a oportunidade de escolher e optou pela Turquia em detrimento da Alemanha
Can Uzun teve a oportunidade de escolher e optou pela Turquia em detrimento da AlemanhaProfimedia
Can Uzun é atualmente o assunto do momento. O jogador de 18 anos do Nuremberga não só está a arrasar na 2.ª Bundesliga, e é o quinto na lista dos melhores marcadores, com 12 golos, como o seu futuro internacional também se tornou um tema de conversa. O médio ofensivo nascido em Regensburg tem cidadania alemã e turca. No entanto, após um longo namoro, que Uzun descreveu como uma "grande honra", optou pela Turquia, país pelo qual já disputou 14 jogos nas seleções jovens. Mas Can Uzun não é o primeiro jogador de futebol a prescindir da seleção da Alemanha. O Flashscore selecionou mais dez casos semelhantes.

Hakan Calhanoglu

Nascido em Mannheim, Hakan Calhanoglu passou pela formação do Karlsruher SC e fez a sua grande afirmação nos clubes da Bundesliga, Hamburgo e Bayer Leverkusen. No entanto, para o avançado do Inter de Milão, sempre foi claro que queria jogar pela Turquia. Depois de 43 internacionalizações pelas seleções de formação, Calhanoglu estreou-se na seleção principal em 2013, com apenas 19 anos.

Calhanoglu já marcou 17 golos em 82 internacionalizações. É também capitão da seleção nacional da Turquia desde 2022.

Lazar Samardzic

Um exemplo mais recente é a situação de Lazar Samardzic. Nascido em Berlim, o sérvio-alemão foi considerado um grande talento nas camadas jovens do Hertha e foi nomeado para numerosas seleções. Desde os sub-16 até aos sub-21, o médio conquistou 28 internacionalizações. Em março de 2023, porém, Samardzic anunciou a sua decisão de jogar pela Sérvia, o país natal dos seus pais, "com enorme orgulho".

Desde a sua estreia, no mesmo mês, Samardzic disputou até agora cinco jogos pela seleção, nos quais não marcou qualquer golo.

Salih Özcan

As carreiras de Lazar Samardzic e Salih Özcan dificilmente poderiam ser mais parecidas. Nascido em Colónia, Özcan passou pelas equipas de juniores do Colónia e jogou nas seleções de formação da Alemanha. Foi campeão europeu com a equipa de sub-21 em 2021, sob a orientação de Stefan Kuntz. Foi também Kuntz que nomeou Özcan para a seleção da Turquia, em março de 2022, e lhe permitiu fazer a sua estreia. Salih Özcan falou de uma decisão baseada na "convicção", que tomou após conversas com a sua família.

Özcan só falhou três jogos desde a sua estreia pela Turquia, dois dos quais devido a lesão. Ainda não marcou qualquer golo em 16 jogos.

Malik Tillman

A história de Malik Tillman é um tanto incomum. O avançado ganhou a sua primeira experiência internacional com a camisola dos Estados Unidos ao disputar duas partidas pela seleção sub-15, em 2016. Pouco menos de um ano depois, porém, Tillman optou por uma carreira na formação da Federação Alemã de Futebol, onde disputou 21 partidas ao longo dos anos. Mas o caminho para a seleção alemã principal parecia bastante obscuro para o atual jogador do PSV Eindhoven, tendo então optado por mudar novamente, fazendo a sua estreia pelos Estados Unidos em junho de 2022.

A carreira de Tillman nos Estados Unidos não tem sido nada boa, já que, depois de quatro jogos em 2022, teve de esperar um ano inteiro pelos próximos quatro. Nos oito jogos que disputou até agora, o antigo jogador de Munique não marcou qualquer golo.

Kenan Yildiz

O bom amigo de Can Uzun teve um percurso semelhante ao do jogador do Nuremberga. Nascido em Regensburg, passou pela formação do Bayern de Munique e chegou à Juventus. O grande talento, que ainda só tem 18 anos, disputou 18 jogos pela equipa de juniores da Turquia e também optou "orgulhosamente" pelo país natal do seu pai, depois de ter sido cortejado pela Alemanha.

Desde a sua estreia, em outubro de 2023, Yildiz disputou três jogos pela seleção turca e marcou um golo - na vitória por 3-2 sobre a Alemanha, em novembro do ano passado.

Josip Stanisic

Josip Stanisic tem sido objeto de várias notícias nos últimos tempos, mas principalmente devido à escassez de opções no Bayern Munique. O defesa germano-croata jogou no programa de jovens do campeão alemão desde 2017 e foi emprestado ao Leverkusen no verão. Stanisic atraiu a atenção do clube de Munique e foi nomeado para a seleção alemã de sub-19 em 2018. No entanto, como não foi nomeado, mudou-se para a federação croata.

O germano-croata fez a sua estreia pela Croácia em outubro de 2021 e desde então jogou 16 vezes pela sua seleção nacional. Curiosamente, o então ainda jovem Stanisic jogou mais três vezes pela equipa sub-21, após os seus primeiros quatro jogos internacionais.

Odysseas Vlachodimos

Odysseas Vlachodimos foi um grande talento nos seus primeiros anos de juventude e jogou muitas partidas pela seleção de juniores da Alemanha, desde muito cedo. No entanto, as coisas tornaram-se difíceis para o grego-alemão, que acabou por se transferir do Estugarda para o Panathinaikos, em 2016. Foi lá que o guarda-redes voltou a mostrar as suas capacidades e amadureceu como jogador internacional - depois de 47 jogos pela Alemanha, mas depois pela Grécia.

Vlachodimos tem agora 39 internacionalizações, nas quais não sofreu qualquer golo em 18 jogos.

Willi Orban

Nascido em Kaiserslautern, Willi Orban já jogava no Kaiserslautern aos cinco anos. O atual capitão do RB Leipzig teve a sua pequena revelação na época 2014/2015, quando disputou o seu primeiro e último jogo pela seleção sub-21 da Alemanha, sob a orientação de Horst Hrubesch. Depois de se ter transferido dos Red Devils para os Red Bulls, Orban esteve fora de órbita durante muito tempo, até optar pela Hungria e fazer a sua estreia em 2018.

O defesa-central, agora com 31 anos, disputou 43 jogos pela Hungria. Em 5 anos e meio, não ficou nenhuma vez no banco de suplentes.

Jordan Torunarigha

Com apenas nove anos, Jordan Torunarigha entrou para a formação do Hertha Berlim e tornou-se 27 vezes jogador da seleção alemã. No entanto, depois doseu tempo na categoria sub-21 ter terminado, em 2019, o central só jogou três partidas nos Jogos Olímpicos. Sem nunca ter sido chamado à seleção principal da Alemanha, optou pela Nigéria, país pelo qual o seu pai jogou.

Mas a carreira do central de Ghent na seleção nigeriana também nunca decolou. Desde a sua estreia, em outubro de 2023, o jogador de 26 anos não disputou qualquer jogo, em parte devido a uma série de lesões.

Eric Maxim Choupo-Moting

Nascido em Hamburgo, Eric Maxim Choupo-Moting passou por várias equipas juvenis da cidade hanseática, antes de acabar no Hamburgo. Lá, o germano-camaronês foi convocado para a seleção alemã de juniores e disputou 19 partidas entre os sub-18 e sub-21. O atual avançado do Bayern Munique optou então pelos Camarões, o país natal do seu pai, onde ainda mantém bons contactos com a família.

Em quase 14 anos, Coupo-Moting disputou 73 jogos com a seleção da África Central e marcou 20 golos.