Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

De Ferguson a Gasperini: sete treinadores que não dá para imaginar noutro clube

Ferguson e Wenger estiveram frente a frente em várias ocasiões
Ferguson e Wenger estiveram frente a frente em várias ocasiõesMartin Rickett / PA Images / Profimedia
De vez em quando, aparece um treinador que consegue gravar o seu nome na história de um clube e elevar-se ao estatuto de ícone. Vimos isso acontecer algumas vezes no século 21, com lendas surgindo após anos de sucesso sem igual.

A seguir, o Flashscore apresenta alguns dos melhores treinadores deste século, que não se pode imaginar em nenhum outro lugar.

Sir Alex Ferguson - Manchester United (1986-2013)

Ferguson conquistou 13 títulos da Premier League
Ferguson conquistou 13 títulos da Premier LeagueMartin Rickett / PA Images / Profimedia

Indiscutivelmente o melhor treinador da história da Premier League, a ausência de Sir Alex Ferguson no Manchester United ainda se faz sentir 11 anos após a sua reforma.

O escocês foi um verdadeiro fenómeno, conquistando 13 Premier Leagues, duas Ligas dos Campeões, cinco Taças de Inglaterra e quatro Taças da Liga durante uma era de prestígio.

Ferguson supervisionou praticamente tudo no clube, de cima a baixo, e foi um mestre em rejuvenescer e revigorar o seu plantel quando as coisas começaram a ficar estagnadas, produzindo alguns dos melhores jogadores e equipas que a Premier League alguma vez viu.

Paul Scholes, Cristiano Ronaldo, Eric Cantona, Roy Keane e Wayne Rooney são apenas alguns dos nomes que prosperaram sob o seu comando, assegurando os seus lugares nos escalões superiores da história da Premier League.

O momento mais marcante foi, sem dúvida, a campanha de 1998/99, quando o United se tornou a primeira equipa inglesa a conquistar o triplete, com os actos heróicos de Ole Gunnar Solskjaer no final da partida contra o Bayern de Munique na final da Liga dos Campeões.

O Manchester United e Sir Alex Ferguson foram o rosto da Premier League, e o seu legado só cresce à medida que os Red Devils continuam a lutar.

Arsène Wenger - Arsenal (1996-2019)

Wenger comemora o título invicto do Arsenal em 2004
Wenger comemora o título invicto do Arsenal em 2004PA/ROTA / PA Images / Profimedia

Arsène Wenger e o Arsenal estavam tão interligados que até os seus nomes tinham semelhanças.

O francês foi responsável por tanta grandeza e história no clube, tornando-se um dos treinadores mais influentes da história da Premier League.

Wenger reformulou a cultura do Arsenal, melhorando os padrões de preparação física e implementando um futebol estimulante. Começou também a contratar mais jogadores estrangeiros, com a chegada de um grande número de estrelas francesas. Nomes como Thierry Henry, Robert Pires e Patrick Vieira vêm imediatamente à mente.

Durante os seus 22 anos, Wenger conquistou sete vezes a Copa da Inglaterra e três vezes a Premier League, incluindo a temporada invencível de 2003/04. Ele também teve uma rivalidade terrível com Sir Alex Ferguson.

Ele até ajudou a supervisionar a mudança de Highbury para o Emirates em 2006, trabalhando com um orçamento menor, mas mantendo o Arsenal sempre entre os quatro primeiros colocados.

Apesar do final amargo do seu mandato, Arsène Wenger é um ídolo do Arsenal, confirmado pela sua imortalização fora do Emirates com uma estátua.

Fatih Terim - Galatasaray (1996-2000), (2002-2004), (2011-2013), (2017-2022)

Fatih Terim é a figura mais influente da história do futebol turco
Fatih Terim é a figura mais influente da história do futebol turcoProfimedia

Figura mais influente e importante da história do futebol turco, Fatih Terim vai muito além do termo "lenda" em relação ao seu status no Galatasaray.

Fatih Terim passou 11 anos no clube como jogador e capitão, antes de quatro passagens como técnico, mostrando o caso de amor entre os dois. Sempre que o Galatasaray bateu à porta à procura do seu salvador, ele nunca disse que não, e o sucesso seguiu-se sempre.

Durante o seu primeiro mandato, o "imparator" (imperador em inglês) conquistou quatro títulos consecutivos da Super Lig - a única equipa a fazê-lo na história do futebol turco. Ganhou também a Taça UEFA em 2000, o primeiro troféu europeu conquistado por uma equipa turca.

Além disso, conquistou oito títulos da Super Lig e quatro Taças da Turquia, o que faz dele a figura mais condecorada da história do país.

A sua personalidade e a sua aura eram únicas e, até hoje, continua a ser associado ao Galatasaray, apesar dos seus 71 anos.

Jurgen Klopp - Liverpool (2015-2024)

Klopp conquistou o primeiro título da Premier League para o Liverpool
Klopp conquistou o primeiro título da Premier League para o LiverpoolLaurence Griffiths / PA Images / Profimedia

Os adeptos do Borussia Dortmund podem ter algo a dizer sobre isto, mas Jurgen Klopp e o Liverpool tornaram-se a mesma coisa.

Klopp não representou apenas o clube de futebol, representou toda a cidade, tornando-se um ícone em Liverpool. A sua paixão, emoção e personalidade vibrante eram um reflexo dos adeptos - era a combinação perfeita.

Durante o seu mandato, Klopp ajudou o Liverpool a vencer o campeonato pela primeira vez em 30 anos, confirmando-se de imediato como o melhor treinador da história da Premier League. Além disso, ganhou a Liga dos Campeões, a Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga.

A incrível reviravolta do Liverpool após uma desvantagem de 3-0 na primeira mão contra o Barcelona ficará para sempre na memória - um dos melhores jogos da história da Liga dos Campeões.

Se não fosse Pep Guardiola e o seu Manchester City, teria, sem dúvida, conquistado pelo menos mais um título de campeão, como demonstra o facto de o Liverpool ter ficado em segundo lugar na época de 2018/19, com 97 pontos.

O alemão era pura bilheteira e garantia entretenimento na linha lateral todas as semanas. O futebol será um lugar mais pobre sem ele... até ao seu regresso.

Christian Streich - Friburgo (2011 - 2024)

Streich estava no Freiburg desde 1995
Streich estava no Freiburg desde 1995ČTK / imago sportfotodienst / Grant Hubbs

Um casamento extraordinário, Christian Streich passou um ano no Friburgo como jogador, mas o clube foi tudo o que ele conheceu na sua carreira de dirigente.

Streich passou a dirigir os sub-19 do Friburgo de 1995 a 2011, antes de assumir o cargo de diretor durante os 13 anos seguintes.

Ele foi responsável por conduzir o Friburgo à sua era mais bem-sucedida, transformando o clube em um dos pilares da Bundesliga, além de levá-lo a dois quintos lugares e à sua maior marca de pontos de todos os tempos (59).

O clube ficou também a um penálti de conquistar o seu primeiro troféu da Taça da Alemanha contra o RB Leipzig em 2022 e, apesar de ter sofrido uma despromoção em 2015, viu o clube ser promovido na época seguinte, depois de vencer a 2. Bundesliga - à frente do Leipzig.

Os seus feitos no Friburgo estão para sempre gravados na história e o seu legado nunca será esquecido.

Diego Simeone - Atlético de Madrid (2011 - em curso)

O Atlético de Simeone reflecte a sua personalidade
O Atlético de Simeone reflecte a sua personalidadeProfimedia

Para além de ter passado meia década no clube como jogador, talvez nenhuma equipa desta lista se tenha transformado tanto na personalidade do treinador como o Atlético de Madrid com Diego Simeone ao leme.

Simeone é uma personalidade extremamente apaixonada, intensa e inabalável, que nunca tem medo de usar o coração na manga. Como resultado, o Atlético tornou-se uma unidade ardente e implacável em campo, com o Wanda Metropolitano a tornar-se um dos estádios mais temidos devido à atmosfera hostil e à agressividade dos jogadores em campo.

Durante uma era de domínio do Real Madrid e do Barcelona na LaLiga, Simeone chegou à cidade e conquistou dois títulos da LaLiga com sete anos de diferença (2013/14 e 2020/21), duas Ligas Europa, duas Supertaças da UEFA, uma Taça do Rei, bem como duas finais da Liga dos Campeões, que perdeu pela margem mínima.

O atual treinador mais antigo do futebol europeu, é difícil imaginar Simeone sem o Atlético, e o Atlético sem Simeone. É um clube perfeitamente moldado à sua imagem.

Gian Piero Gasperini - Atalanta (2016 - em curso)

Gasperini com o troféu da Liga Europa da época passada
Gasperini com o troféu da Liga Europa da época passadaČTK / imago sportfotodienst / www.imagephotoagency.it

Gian Piero Gasperini é um treinador muito querido na Atalanta, que transformou a equipa italiana numa das melhores equipas de ataque da Europa.

Antes de Gasperini chegar ao clube, a Atalanta era uma equipa de meio da tabela, tendo sido despromovida quatro vezes no século XXI.

No entanto, Gasperini mudou a sorte do clube. Desde a sua nomeação, o clube nunca ficou abaixo do oitavo lugar e tem garantido o acesso à Europa com regularidade.

Em 2020, chegaram aos quartos de final da Liga dos Campeões, mas o melhor momento aconteceu na época passada, quando venceram o Bayer Leverkusen e conquistaram a Liga Europa. Foi o primeiro título europeu de sempre e o primeiro troféu desde 1963.

Um bom treinador, que talvez não receba o crédito que merece, mereceu plenamente o seu estatuto de ícone no clube do norte de Itália.