Decatlo: Kevin Mayer "desejoso" de participar nos Jogos Olímpicos de 2028
"Toda a gente fala dos Jogos (de Los Angeles), mas para mim é óbvio que os quero fazer! Na verdade, estou a pensar principalmente numa coisa: será que vou conseguir chegar a Brisbane (onde se realizarão os Jogos em 2032)?", explicou o duplo medalhista olímpico de prata numa entrevista ao jornal L'Équipe, na quinta-feira.
"Não sei porque é que tenho Brisbane em mente. Talvez seja utópico, talvez seja demasiado otimista, mas escolhi viver a minha vida assim. E depois veremos. Também aceito o fracasso quando ele acontece", acrescentou o duplo campeão mundial de 32 anos.
Mayer foi obrigado a abandonar o decatlo olímpico em Paris menos de 24 horas antes do início da prova, por não ter recuperado suficientemente de uma lesão num tendão da coxa. A participação do recordista do decatlo estava em dúvida desde que caiu nos 110 m com barreiras no meeting de Paris, em 7 de julho, na pista do Stade Charléty.
Depois de se ter limitado a mencionar uma "lesão significativa no tendão esquerdo", o bicampeão olímpico de prata (2016 e 2021) tinha dito na véspera que sofria de uma "rotura de 95% do tendão".
Após esta decisão, Mayer teve de "recuperar o mais rapidamente possível", disse ao L'Équipe.
"Permitiu-me chorar a perda (dos Jogos Olímpicos de Paris) muito rapidamente e, ao mesmo tempo, começar a reabilitação para que fosse o menos dolorosa possível. E, no final, não me arrependo de nada", acrescentou o campeão do mundo de 2017 e 2022, que preferiu evitar uma operação.
Mayer, que espera tentar um quarto título no Campeonato Europeu Indoor (6-9 de março de 2025 em Apeldoorn, Países Baixos), disse que "nunca tinha sido tão cuidadoso com uma lesão". "Atleticamente, eu corro. Penso que poderia correr a 100%, mas não o faço para ter a certeza", sublinhou.