Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Depois da SAD, Sporting comunica lucro de 21,11 milhões no clube

Sócios do Sporting votam relatório e contas no dia 5 de outubro
Sócios do Sporting votam relatório e contas no dia 5 de outubroRodrigo Antunes/LUSA
O Sporting revelou esta sexta-feira, numa comunicação direta aos sócios do clube, um lucro de 21,11 milhões de euros na temporada 2023/2024, muito acimados 431 mil euros da época anterior.

Depois de ter apresentado apresentado um resultado líquido positivo nas contas da SAD de 12,1 milhões de euros, a 10 de setembro, agora foi a vez do clube apresentar igualmente resultados positivos.

Num documento com 106 páginas, o Sporting detalhou todas as parcelas, trâmite obrigatório na antecâmara da assembleia geral, que vai decorrer a 5 de outubro, no Pavilhão João Rocha, onde o primeiro ponto na ordem de trabalhos é precisamente a apreciação e votação do relatório e contas de 2023/2024.

"Os rendimentos operacionais cresceram 2,412 milhões de euros, um aumento de 9 por cento quando comparado com o período homólogo", revela o Sporting no relatório, explicando que os sócios tiveram um papel muito importante, com a receita de quotização a registar um novo recorde de 12,3 milhões de euros (crescimento de 17 por cento).

O aumento de número de sócios pagantes foi de 15 por cento, de 90.585 para 104.159 num universo de 158.459.

As receitas com inscrições nas modalidades também bateram um novo recorde, com 2,4 milhões de euros, "registando um crescimento de 7 por cento, numa demonstração de pujança do clube", destaca o Sporting.

As inscrições nas modalidades atingiram um valor recorde de 7493 atletas.

Os gastos operacionais cresceram 17 por cento, "explicado sobretudo pelo aumento dos fornecimentos e serviços externos e os gastos com o pessoal, estes de 5,889 milhões de euros". O passivo do clube é agora de 226,87 milhões de euros, tendo aumentado cerca de 2 por cento.

Na Assembleia Geral de 5 de outubro, os sócios do Sporting vão ainda votar a aquisição do Centro Comercial Alvaláxia, por 17 milhões de euros. Esta operação, que está no segundo ponto da ordem de trabalhos, precisa da aprovação de maioria qualificada de dois terços (66,66 por cento) dos votos dos sócios presentes.

Todos os passos do processo terão de ser aprovados, incluindo a forma de concretizar a aquisição: "Diretamente, mediante a aquisição da fração à entidade proprietária, pelo valor de €17 milhões; indiretamente, mediante a aquisição de ações, quotas ou unidades de participação representativas do capital social da entidade proprietária da fração, pelo valor total de até €17 milhões".

A mensagem de Frederico Varandas:

"A época de 2023/2024 ficará marcada por período de afirmação para o Sporting Clube de Portugal.

Esta foi uma temporada repleta da sucessos desportivos consolidando a nossa posição como um dos clubes mais ecléticos e competitivos, tanto em Portugal cama no cenário global

Continuámos, e continuamos a trilhar o caminho do equilíbrio entre a performance desportiva, o critério de investimento e a solvabilidade financeira –três pilares fundamentais para uma gestão sólida e responsável, com o objetivo de assegurar a criação de valor no longo prazo pura o clube.

Apresentámos um plano estratégico que reflete o equilíbrio entre sucesso presente e futuro, com metas definidas a 10 anos, até 2034, para que cada dia consolidemos o nosso caminho na consciência plena das várias etapas que ele tem de percorrer para lograr os resultados pretendidos

Atravessámos juntos uma primeira etapa de construção das bases, que nos permite iniciar agora um novo caminho de alteração de paradigma para o início de uma Nova Era.

Juntos, caminhamos para um Sporting Clube de Portugal cada vez melhor."