Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Therese Johaug, 36 anos, está de volta: "Sinto que ainda tenho algo para oferecer"

Therese Johaug, de 36 anos, está de volta ao desporto
Therese Johaug, de 36 anos, está de volta ao desportoPAP
A estrela norueguesa do esqui de fundo Therese Johaug, que se retirou da modalidade há dois anos, confirmou oficialmente esta quarta-feira que vai regressar à competição na época 2024/25.

Therese Johaug, medalha de ouro olímpica, campeã mundial e vencedora da Taça do Mundo, teve problemas de doping há oito anos.

Em outubro de 2016, foi revelada a presença no seu corpo do anabolizante proibido clostebol, presente no medicamento para queimaduras solares clostebol. Depois disso, foi suspensa por 18 meses e não participou dos Jogos Olímpicos de 2018 em Pyongyang. Regressou à competição em 2019, nos campeonatos mundiais.

Em 2022, anunciou o fim da sua carreira, casou-se mais tarde com o remador norueguês Nils Jakob Hoff e deu à luz um filho a 17 de maio de 2023.

"Sinto que ainda tenho algo a oferecer no esqui de fundo, além disso, o desejo de ter o número inicial no meu peito é igualmente forte", escreveu Johaug, de 36 anos, no Instagram.

"Depois de dois anos agitados na minha vida, quero voltar às pistas e lutar novamente pelos louros para a Noruega", acrescentou. Também confirmou que irá competir nos campeonatos mundiais de 2025 em Trondheim.

Johaug também explicou por que razão tomou a decisão de se retirar do desporto em 2022.

"Não desisti porque estava cansada de treinar e competir. Depois, o instinto maternal entrou em ação. Hoje tenho uma filha e estou a lidar com a criação dela de forma fantástica. Para mim, o desporto não vai interferir com isso", explicou.

A norueguesa ganhou um total de quatro medalhas de ouro olímpicas em Vancouver, em 2010, e Pequim, em 2022, e também tem uma prata e um bronze dos Jogos Olímpicos de 2014, em Sochi. Para além disso, ganhou 14 medalhas de ouro em campeonatos mundiais.