Destaques do fim de semana: Liga 2 em foco, a destruição do Frankfurt e um recorde no feminino
O golo do fim de semana
Michel Platini já está há muito tempo afastado do futebol; os adeptos contemporâneos associam-no mais ao escândalo de corrupção. No fim de semana, um outro Platiny, brasileiro de 33 anos, que joga no Marítimo, da Liga 2, marcou um golaço com um pontapé tesoura. Foi um de dois golos apontados pelo avançado na vitória clara por 4-0 sobre o Vilaverdense. Pontos extra por não ter acertado no defesa que entrou de cabeça à bola...
Azarado do fim de semana
O azarado tem de ser o homem que esteve do lado errado desta entrada... Taulant Xhaka, jogador de longa data do Basileia, foi o "autor" de um gancho nos sítios mais sensíveis. O cartão vermelho que recebeu foi o 19.º nas carreiras históricas dos irmãos Xhaka. Taulant e o mais conhecido Granit, agora no Bayer Leverkusen, têm claramente o maior apetite por entradas mais ríspidas perto do final ano. De facto, foram expulsos três vezes em dezembro, sendo que em nenhum outro mês do ano se registaram tantas transgressões.
Das redes sociais
Quando a tua equipa recebe uma dedução de 10 pontos que a atira lugares de despromoção, muitos adeptos caem na miséria e baixam os braços. No Everton, não é preciso, porque Sean Dyche é um treinador especialista em salvar equipas condenadas. Os Toffees estão numa série de três vitórias consecutivas e contra equipas grandes e ambiciosas - depois de uma vitória clara por 3-0 sobre o Newcastle, venceram também o Chelsea por 2-0. A reação dos adeptos não se fez esperar: uma dedução de pontos que teria quebrado outros fez do Everton uma equipa ao nível do Brasil no seu auge.
As estatísticas do fim de semana
Manuel Neuer teve uma das suas piores exibições com a camisola do Bayern no passado fim de semana. As estatísticas do jogo contra o Frankfurt falam de um jogo equilibrado, o xG (gols esperados) do Bayern foi até maior (1,98 contra 1,61), mas o resultado acabou com um 5-1 a favor do Eintracht. A equipa marcou os cinco golos em apenas uma hora de jogo e a última vez que o Bayern foi derrotado tão rapidamente foi em 1975... e contra a mesma equipa! O egípcio de 24 anos Omar Marmoush já marcou sete golos esta época, cinco dos quais no primeiro quarto de hora.
A história do fim de semana
Talvez a história da temporada? O Girona continua a ser o fenómeno da LaLiga, tendo perdido apenas uma partida esta temporada, para o segundo classificado Real Madrid. Muitos previam a segunda derrota da época contra o Barcelona, mas o surpreendente líder dominou o dérbi catalão. O clube, que pertence ao City Football Group, o grupo que detém, entre outros, o Manchester City, venceu o rival no seu estádio por 2-4. Com dois pontos de vantagem, continua a alimentar a esperança de ser o "Leicester espanhol" e de arrebatar o título. Seria a primeira vez em 20 anos que alguém fora da trindade Real, Barcelona e Atlético se sagraria campeão. A última vez que o Valência o conseguiu foi na época 2003/04.
Fotografia do fim de semana
O Arsenal viveu duas histórias diferentes este fim de semana. A equipa masculina perdeu com o Aston Villa (1-0) e com isso perdeu também o primeiro lugar da tabela da Premier League. Foram as mulheres com a camisola dos Gunners que fizeram o trabalho, vencendo o rival Chelsea por 4-1, igualando-o no topo da tabela e, mais importante, estabelecendo um novo recorde para a Premier League Feminina (WSL), a principal competição feminina em Inglaterra. 59.042 espetadores compareceram no Estádio Emirates para assistir a uma atuação dominante de Beth Mead e companhia.