Deu galo: Anderson marcou, foi expulso e Gil Vicente operou a reviravolta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Deu galo: Anderson marcou, foi expulso e Gil Vicente operou a reviravolta

Resultado final no Estádio Cidade de Barcelos
Resultado final no Estádio Cidade de BarcelosOpta by Stats Perform, LUSA
No jogo de encerramento da 16.ª jornada, o Gil Vicente venceu na receção ao Vitória de Guimarães, por 2-1. Anderson Silva, aos 17 minutos, colocou os vimaranenses na frente, Alipour empatou, aos 40' e, já depois de Anderson ter sido expulso, com segundo amarelo por simulação, Fran Navarro fez o golo da reviravolta, aos 82 minutos, tirando o galo da zona de descida na Liga.

Do lado do Gil Vicente, e em relação à derrota no Bessa, diante do Boavista (0-1), Daniel Sousa operou apenas uma alteração, esperada, com o regresso de Lucas Cunha ao centro da defesa, após castigo, no lugar do jovem Né Lopes.

Já o Vitória de Guimarães, e perante o onze que perdeu de forma amarga e dramática perante o rival SC Braga (2-3), na Taça de Portugal, Moreno mudou três peças, apenas uma delas por opção, também natural, com Bruno Varela a ocupar o lugar na baliza, em detrimento de Celton Biai. Já Jorge Fernandes e Janvier ocuparam os lugares de André Amaro, castigado, e Tiago Silva, lesionado.

Recorde as incidências da partida

O jogo começou animado e, depois de Maga, aos cinco minutos, ter servido Jota para o primeiro remate do Vitória, que Kritciuk segurou com facilidade, o Gil Vicente respondeu no minuto seguinte, com cruzamento de Adrián Marin e desvio de Navarro, ainda que muito ao lado e em posição irregular. Aos 8' foi Alipour, após combinação com Navarro, a rematar à figura de Bruno Varela e, em cima do quarto de hora, novamente Alipour a tirar um remate que passou muito longe da baliza gilista.

Aos 17 minutos respondeu o Vitória com... eficácia. Alipour falhou quis sair a jogar, Miguel Maga recuperou a bola e serviu Anderson Silva, que picou a bola sobre Kritciuk, fazendo o 1-0. O lance ainda foi revisto pelo VAR mas a posição do avançado brasileiro era legal.

O Gil Vicente reagiu ao golo mas pela frente teve... Bruno Varela. Aos 28 minutos, após cruzamento de Carraça, Fran Navarro teve a primeira ocasião, para excelente defesa do guarda-redes do Vitória, que repetiu a proeza três minutos depois, quando Navarro lançou Alipour e o iraniano rematou para enorme intervenção de Bruno Varela.

Depois das ameaças, enfim o golo. Em cima dos 40 minutos, os inevitáveis Fran Navarro, Alipour e Bruno Varela, em novo episódio mas com final diferente: grande passe de André Silva, Alipour ganha nas costas da defesa do Vitória, assiste Navarro, o remate do espanhol é travado por Bruno Varela e, na recarga, Alipour salta mais alto que Maga e cabeceia para o 1-1.

Anderson dá, Anderson tira

Na segunda parte, aos 51 minutos, Janvier dispôs de boa oportunidade para o Vitória, de livre direto, após falta de Vítor Carvalho sobre Anderson, mas o tiro do médio saiu contra a barreira. No contra-ataque imediatamente seguinte, Fran Navarro disparou, entrou na área, perdeu a bola mas Vítor Carvalho ainda foi a tempo de rematar contra Janvier.

Aos 58 minutos, Anderson Silva voltou a marcar, após cruzamento de Maga, mas desta vez o avançado brasileiro do Vitória estava mesmo em posição irregular.

Aos 65 minutos, um dos momentos do jogo: Anderson Silva, já com um cartão amarelo, caiu na área, em lance com Tiago Araújo. Fábio Veríssimo considerou simulação, deu o segundo amarelo e expulsou o avançado do Vitória de Guimarães. que falhou não só o resto do jogo como falha, igualmente, a receção ao FC Porto, na próxima jornada.

A jogar contra dez, Daniel Sousa tirou Fujimoto, lançou Matheus Bueno e aos 70 minutos Fran Navarro ficou pertíssimo do 2-1, após cruzamento perfeito de Carraça para tiro do espanhol à barra, ainda que já em posição irregular.

A seguir mexeu Moreno, em dois momentos distintos, primeiro lançando Nélson da Luz por André Silva, depois retirando Jota, em dificuldades físicas, para fazer entrar Johnston, quando o Gil colocava Boselli para o ataque, no lugar de Murilo.

O Vitória tentava aguentar, claramente satisfeito com o empate, enquanto o Gil Vicente subia uns bons metros na pressão. 

E como quem arrisca... petisca, seria mesmo o inevitável Fran Navarro a desmarcar-se, a receber um passe de rutura de Aburjania, a aproveitar o corte falhado de Jorge Fernandes: 2-1 para o Gil Vicente, nono golo de Fran Navarro na Liga, 13.º em todas as competições, e a reviravolta consumada a sete minutos do final.

Aos 86 minutos novamente Navarro, com Johnston a impedir a finalização, antes de Alipour desmarcar-se, a contornar Bruno Varela e a fazer o golo, anulado uma vez mais por posição adiantada.

Enquanto o lance era analisado pelo VAR, Moreno arriscava tudo em busca do ponto, lançado Safira e Gonçalo Nogueira para os lugares de Janvier e Bamba.

Em cima do minuto 90 Daniel Sousa refrescou a asa esquerda do galo, com Henrique Gomes e Bilel nos lugares de Adrian Marin e Alipour para os seis minutos de compensação, gerindo com facilidade a reta final e a conquista dos três pontos.

Os destaques e a estatística do Gil Vicente-V. Guimarães
Os destaques e a estatística do Gil Vicente-V. GuimarãesOpta by Stats Perform

Com esta vitória o Gil Vicente saiu dos lugares de descida, fazendo 15 pontos e ultrapassando os 14 do Santa Clara, enquanto o Vitória de Guimarães não aproveitou a derrota do Casa Pia em casa do Estoril e continua no sexto lugar, com 24 pontos, mais um que o Arouca.

Os números do homem do jogo
Os números do homem do jogoOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashscore: Fran Navarro (Gil Vicente)

Classificação da Liga no final da 16.ª jornada
Classificação da Liga no final da 16.ª jornadaFlashscore