Dia de decisões no campeonato de basquetebol: o que ainda está em jogo
Sábado de decisões no campeonato nacional de basquetebol. Às 15 horas, a bola vai subir em seis pavilhões para os últimos 40 minutos da primeira fase da competição, com várias equipas ainda com o futuro por definir.
Recorde-se que após 22 jornadas, a liga vai dividir-se em dois grupos (os resultados da primeira fase contam): no Grupo A vão estar os seis primeiros classificados, que já têm passaporte garantido para os play-offs; no Grupo B estão as restantes seis equipas que vão lutar pelas últimas duas vagas na decisão do título (sétimo e oitavo posto) e para evitar a descida de divisão (11.º e 12.º classificados).
Olhando para a atual classificação, é fácil de perceber que cinco dos seis participantes no Grupo A já estão definidos. Benfica, FC Porto, Sporting, Oliveirense e Ovarense já têm presença assegurada nos play-off, onde Lusitânia, Vitória de Guimarães e Póvoa vão lutar pela última vaga. Recorde-se que cada vitória garante dois pontos e com a derrota as equipas somam mais um.
Depois de vencerem o FC Porto na ronda anterior, os açorianos garantem desde logo o sexto posto caso consigam vencer o CAB Madeira. Vimaranenses e poveiros vão ter de bater Imortal e Oliveirense, respetivamente, e esperar por um deslize do Lusitânia para ainda alcançar o sexto lugar.
Última jornada da primeira fase (todos os jogos às 15 horas):
Vitória de Guimarães – Imortal
O que se segue?
Na segunda fase, os clubes vão voltar a disputar um campeonato a duas voltas (10 jornadas) para definir o posicionamento do play-off, num sistema semelhante ao da NBA: o primeiro classificado do Grupo A vai defrontar o primeiro do Grupo B, e por aí adiante.
Confira o emparelhamento dos play-off:
Quartos de final
A: 1.º A – 1.º B
B: 2.º A – 2.º B
C: 3.º A – 6.º A
D: 4.º A – 5.º A
Meias-finais
A – D
B – C
No Grupo B, os dois últimos classificados (atualmente o Sangalhos e CAB Madeira) vão descer ao segundo escalão.