Djokovic suou bastante mas alcançou as quartos de final em Adelaide
Novak Djokovic venceu por 7-6(3) e 7-6(5) e defrontará o canadiano Denis Shapovalov nos quartos de final.
Ainda assim, o sérvio sentiu dificuldades numa fase inicial da partida e teve de recuperar de uma desvantagem de 5-2 antes de assegurar o primeiro set.
"Foi uma grande prestação do meu adversário hoje. Jogou como um Top-10. Foi difícil quebrar-lhe o serviço porque ele estava a ser muito preciso e a conseguir grandes serviços. Sinto-me orgulhoso por ter ultrapassado um desafio destes. Ganhar dois tiebreaks é sempre bom para aumentar os níveis de confiança no início do ano", sublinhou Djokovic, que vai procurar o seu décimo título de campeão no Open da Austrália.
Num court central lotado e com o público a demonstrar forte apoio ao número cinco mundial, foi Halys quem começou melhor, conseguindo, logo no arranque, quebrar o serviço ao oponente.
Contudo, ao nono jogo, o ex-número um do ranking ATP devolveu a quebra de serviço, partindo para a conquista do primeiro parcial com boa margem no tiebreak.
No segundo set, o equilíbrio voltou a ser a nota dominante, com ambos os tenistas a segurarem os respetivos jogos de serviço, encaminhando o duelo para novo tiebreak. Djokovic voltou a prevalecer, deixando para trás o 64.º classificado da hierarquia mundial.
Agora, o sérvio terá pela frente Shapovalov, perante quem se superiorizou em todos os jogos até agora disputados entre ambos. O número 18 ATP conseguiu vitória tranquila diante do qualifier russo Roman Safiullin, por 6-4 e 6-3.
Depois de ter integrado a equipa canadiana que levantou a Davis Cup, Shapovalov assegurou estar determinado para manter a boa forma.
"Vou tentar implementar isso no lado individual, certamente. Para já está a ser um excelente início. Espero poder capitalizar este bom início da semana e estou entusiasmado com o que está para vir", vincou.
O norte-americano Sebastian Korda também seguiu em frente, ao levar a melhor sobre o espanhol Roberto Bautista-Agut por duplo 6-4, marcando encontro com o italiano Jannik Sinner, que se superiorizou a Thanasi Kokkinakis por 7-6(2) e 6-4.
Azarenka e Ons Jabeur seguem em frente no quadro feminino
No quadro feminino, a checa Linda Noskova saiu a sorrir do duelo frente à norte-americana Claire Liu, vencendo por duplo 6-2, e defrontará nos quartos de final Victoria Azarenka, que deixou para trás Zheng Qinwen por 6-2 e 7-5.
"Ela é um grande talento. Sinto que será uma jogadora muito boa. Mas acho que consegui impor o meu plano de jogo muito bem", destacou Azarenka, questionada sobre Qinwen.
Ons Jabeur, número dois do ranking WTA, também carimbou a passagem à próxima ronda, ao bater Sorana Cirstea por 7-6(3) e 6-1, enquanto Jelena Ostapenko cedeu por 6-3 e 6-0 diante de Irina-Camelia Begu, que vai ter pela frente a russa Veronika Kudermetova, número nove mundial.