Dois anos depois, o regresso de Karius (Newcastle) poderá acontecer na final da Taça da Liga
24 anos depois, o Newcastle está na final de uma taça. Depois de eliminarem o Southampton, os magpies vão disputar a final da Taça da Liga inglesa em Wembley, diante do Manchester United, o mesmo adversário que defrontaram em 1993, na decisão da Taça de Inglaterra.
Um momento de festa que se tornou numa dor de cabeça para Eddie Howe. A derrota com o Liverpool, na 24.ª jornada da Premier League, ficou marcada pela expulsão de Nick Pope, num lance em que tocou a bola com a mão fora da grande área.
Se não contar com o guarda-redes com mais jogos sem sofrer golos na Premier League (12) era mau, pior se torna quando o suplente também não vai estar disponível. Regressado em janeiro ao Newcastle, Martin Dubravka já disputou a Taça da Liga esta época pelo Manchester United (onde esteve cedido), pelo qual está impedido de jogar de acordo com os regulamentos.
Isto deixa Howe, que pode suceder a Alan Foggon como o último treinador a vencer um título com o Newcastle (a Taça das Cidades com Feiras, em 1969) com uma questão: Escolher Mark Gillespie ou Loris Karius para assumir a titularidade no jogo mais importante dos magpies neste século.
Os dois têm uma situação em comum: ambos estão desde a época 2020/21 sem disputar um jogo competitivo oficial. Em trajetória descendente depois da final da Liga dos Campeões de 2018, Karius não joga desde 28 de fevereiro de 2021, quando foi titular pelo Union Berlim no empate com o Hoffenheim. Já Gillespie, no Newcastle em 2020, não veste a camisola dos magpies desde 30 de setembro de 2020, no embate com o Newport County, na Taça da Liga.