Domínio português na Youth League: Há seis anos que há um represente luso na final four
Competição nascida em 2013/14, a Youth League tem sido um espaço de afirmação para os mais jovens, com claro destaque para as equipas portuguesas. Um dos quatro países (junto com Espanha, Inglaterra e Áustria) que já venceram a competição (FC Porto em 2019 e Benfica em 2022), Portugal tem gozado de um domínio nesta prova que só tem paralelo com o vizinho espanhol.
Esta terça-feira, o Sporting apurou-se pela primeira vez para as meias-finais da Youth League, ao vencer o Liverpool. Os leões são a terceira equipa portuguesa a chegar a esta fase, sendo que nas últimas seis edições existiu sempre um representante luso entre as quatro melhores equipas da Europa.
De resto, nas nove vezes que esta competição se disputou (em 2020/21, a pandemia de COVID-19 impediu as partidas), Portugal só falhou as meias-finais em duas ocasiões: 2014/15 e 2015/16. Melhor, só mesmo a Espanha que só em 2015 é que não esteve representada na final four.
E no meio destes dados há ainda uma tradição que pode deixar sorridentes os adeptos do Sporting. É que nas seis presenças anteriores nas meias-finais da Youth League, só por uma vez (o FC Porto, em 2017/18) é que a equipa portuguesa não chegou à final. Nas outras cinco ocasiões, falou-se português na decisão do troféu.
Confira os semifinalistas de todas as edições:
2014: Barcelona, Real Madrid (ambos de Espanha), Schalke (Alemanha) e Benfica,
2015: Chelsea (Inglaterra), Roma (Itália), Shakhtar Donetsk (Ucrânia) e Anderlecht (Bélgica);
2016: Chelsea (Inglaterra), PSG (França), Real Madrid (Espanha) e Anderlecht (Bélgica);
2017: Barcelona, Real Madrid (ambos de Espanha), Salzburgo (Áustria) e Benfica);
2018: Chelsea, Manchester City (ambos de Inglaterra), Barcelona (Espanha) e FC Porto;
2019: Hoffenheim (Alemanha), Barcelona (Espanha), Chelsea (Inglaterra) e FC Porto;
2020: Ajax (Países Baixos), Salzburgo (Áustria), Real Madrid (Espanha) e Benfica;
2022: Juventus (Itália), Atlético Madrid (Espanha), Salzburgo (Áustria) e Benfica;
2023: Sporting, Milan (Itália)/Atlético Madrid (Espanha), Dortmund (Alemanha)/Hajduk (Croácia) e AZ (Países Baixos)/Real Madrid (Espanha).