Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dragão à procura de ser centenário no dérbi da Invicta

FC Porto pode alcançar a vitória 100 diante do Boavista esta noite
FC Porto pode alcançar a vitória 100 diante do Boavista esta noiteAFP
Na última jornada antes da pausa para o Mundial-2022, o FC Porto visita o Boavista na 13.ª jornada da Liga e vai procurar alcançar a 100.ª vitória nos duelos entre vizinhos da Cidade Invicta.

A 13.ª jornada da Liga reservou um embate FC Porto e Boavista (20:30 horas). Será o dérbi número 145 da Cidade Invicta, sendo que este pode garantir um registo redondo aos comandados de Sérgio Conceição.

Pode acompanhar o relato em Flashscore
Pode acompanhar o relato em FlashscoreFlashscore

Se vencer o Boavista esta noite, o FC Porto irá somar a 100.ª vitória sobre os vizinhos. Até agora, nos duelos anteriores, os dragões têm evidenciado um domínio evidente com 99 vitórias, 22 empates e apenas 23 desaires diante dos axadrezados. Uma tendência que não muda se só tivermos em conta os encontros que se realizaram no Bessa: O FC Porto soma 40 triunfos, 12 igualdades e 17 desaires em 69 partidas já realizadas.

De resto, é preciso recuar até 2007 para encontrar a última vitória do Boavista sobre os dragões. Na 27.ª jornada da edição 2006/07 da Liga, os axadrezados de Jaime Pacheco levaram a melhor por 2-1 com os golos de Ricardo Silva e Zé Manuel. Lucho González reduziu para os azuis e brancos de penálti. Daí para cá, o melhor que o Boavista conseguiu foram três empates – dois no Dragão (0-0 em 2014/15 e 2-2 em 2020/21) e um no Bessa (0-0 em 2007/08).

Internacionais portugueses que enveredaram pela carreia de treinador, Petit e Sérgio Conceição foram colegas na Seleção Nacional e disputaram 12 jogos em conjunto, três dos quais no Mundial-2002. No que toca aos confrontos no banco de suplentes, o treinador do FC Porto é que tem sorrido mais.

Feitas as contas, Sérgio Conceição soma oito vitórias e dois empates nos 11 duelos em que defrontou Petit. O agora treinador do Boavista só conseguiu vencer por uma vez o antigo colega de seleção: em 2014/16 quando os axadrezados bateram o SC Braga (1-0), na 18.ª jornada da Liga.

Números que parecem pender para o lado de um FC Porto que está proibido de perder mais pontos. Segundo classificado com 26 pontos, o atual campeão nacional encontra-se a oito do líder Benfica e não quer ir para o Mundial-2022 com uma desvantagem maior em relação ao lugar cimeiro. Para conseguir a vitória no Bessa, Sérgio Conceição - que não vai estar no banco - vai contar com uma equipa praticamente na máxima força já que só Gabriel Veron e Zaidu estão entregues ao departamento médico.

No nono lugar com 17 pontos, o Boavista procura regressar às vitórias que lhe escapam desde que bateu o pé ao Sporting (2-1), a 17 de setembro de 2022. Seguiram-se quatro derrotas e dois empates, sendo que pelo meio foi eliminado da Taça de Portugal pelo modesto Machico. Martim Tavares, avançado de 19 anos, é o único ausente para Petit.

Os condimentos para um dérbi do Porto que é sempre intenso.