Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Duplantis contra Warholm: as estrelas escandinavas vão disputar um duelo "alternativo"

Andreas Würtz Adamsen
Armand Duplantis ganhou o ouro duas vezes nos Jogos Olímpicos
Armand Duplantis ganhou o ouro duas vezes nos Jogos Olímpicos Cameron Spencer/Getty Images
No dia 4 de setembro, duas das maiores estrelas do atletismo mundial vão correr os 100 metros na véspera do evento anual da Liga Diamante, em Zurique.

Um é um atleta de salto com vara, o outro é um atleta de obstáculos. O primeiro é sueco, o segundo é norueguês. Ambos são recordistas mundiais e olímpicos nas suas respetivas disciplinas e ganharam o ouro e a prata, respetivamente, nos Jogos Olímpicos Paris-2024.

No entanto, dentro de menos de um mês, vão competir numa disciplina completamente diferente, porque, antes do evento da Liga Diamante, que se realiza em Zurique no início de setembro, foi organizado um prova de 100 metros que contará com Armand Duplantis, da Suécia, e Karsten Warholm, da Noruega.

Ambos os atletas são patrocinados pela Red Bull e pela Puma, e foram as duas grandes empresas que organizaram a corrida de sprint em cooperação com a Weltklasse Zürich, um evento anual de atletismo no âmbito da Liga Diamante.

A corrida promete ser renhida, uma vez que o norueguês Warholm, de 28 anos, é conhecido pela sua velocidade nos 400 metros barreiras, enquanto Duplantis, de 24 anos, foi um velocista bastante rápido na adolescência, quando o sueco-americano representava a Lafayette High School.

Nos 400 metros com barreiras, onde ganhou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio e estabeleceu os recordes mundial e olímpico, Warholm é o primeiro e, até à data, o único homem a ter feito menos de 46 segundos, com um tempo de 45,94.

Do mesmo modo, como já foi referido, Duplantis mostrou que tem velocidade nas pernas, mesmo em adolescente, quando correu uns impressionantes 10,57 numa corrida do liceu em 2018. Desde então, espera-se que Duplantis se tenha tornado mais rápido, uma vez que o sueco treina frequentemente como se fosse um velocista puro e melhorou a sua velocidade de corrida nos últimos anos.

Enquanto Warholm ganhou a prata nos 400 metros com barreiras nos Jogos Olímpicos deste ano, derrotado pelo americano Rai Benjamin, Duplantis ganhou o ouro, estabelecendo um novo recorde mundial pela nona vez na sua carreira, desta vez saltando a fasquia a uma altura de 6,25 metros.

O confronto entre Duplantis e Warholm está marcado para quarta-feira, 4 de setembro, antes do evento da Liga Diamante na cidade suíça, no dia seguinte.