Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Duplantis e Kipyegon, os destaques esperados no meeting de Paris

Armand Duplantis, a estrela do salto com vara
Armand Duplantis, a estrela do salto com varaAFP
Armand Duplantis quer alcançar o seu nono recorde mundial no salto com vara, enquanto a corredora de meia distância, Faith Kipyegon espera voltar a brilhar em Charléty. A três semanas dos Jogos Olímpicos, alguns dos melhores atletas do mundo voltam a encontrar-se este domingo, no meeting de Paris.

Antes do Stade de France, em agosto, o local habitual do circuito da Liga Diamante será Charléty, no sul de Paris.

Mas, ao contrário dos anos anteriores, as provas realizar-se-ão à tarde e não à noite, para que a competição termine antes do anúncio dos resultados da segunda volta das eleições legislativas francesas.

Duplantis vai voltar a voar

A principal estrela esperada, o recordista mundial, campeão do mundo e atual campeão olímpico Armand Duplantis, vestirá o bibe pela primeira vez desde o título europeu conquistado em Roma, em meados de junho.

O sueco é o grande favorito ao segundo título olímpico em agosto, depois de ter melhorado o recorde do mundo do salto com vara pela oitava vez em abril, ao conseguir 6,24 metros.

Desde então, "Mondo" tentou a marca de 6,25m em quatro ocasiões - a última vez em Roma - mas até agora não conseguiu, muitas vezes pela margem mais estreita.

Kipyegon em estreia

No ano passado, em Paris, Faith Kipyegon bateu o seu segundo recorde mundial numa semana quando, depois dos 1500 metros, venceu os 5000 metros na pista azul do Stade Charléty (14:05.20, entretanto batido por Gudaf Tsegay, da Etiópia).

Desta vez, a queniana alinha em Paris nos 1500 metros, disciplina em que ainda detém o recorde mundial.

Bicampeã olímpica e bicampeã mundial da prova, Faith Kipyegon viu a sua preparação para os Jogos Olímpicos abrandar devido a um "pequeno problema muscular" que a obrigou a adiar o seu regresso.

Apesar de se ter qualificado facilmente para os Jogos Olímpicos - tanto nos 1500m como nos 5000m - nos testes quenianos realizados em meados de junho, Faith Kipyegon fará a sua estreia internacional em Paris.

Uma série de atletas franceses

Gabriel Tual (800m) e Alice Finot (3000m steeplechase) são os atletas franceses mais aguardados no domingo, depois de terem conquistado os títulos europeus e franceses das respetivas disciplinas, em meados e finais de junho, respetivamente.

A poucas semanas dos Jogos, esta é uma ótima oportunidade para os potenciais medalhados olímpicos franceses se testarem contra a concorrência internacional.

"Para mim, vai ser um ensaio pré-olímpico, vou estar de novo com os melhores do mundo, pode ser um momento para nos testarmos, é pré-olímpico", disse Alice Finot em meados de junho.

Sasha Zhoya, nos 110 metros barreiras, Gémima Joseph, nos 100 metros, e Thibaut Collet , no salto com vara, também vão competir.

Apesar de não ter conseguido atingir os 5,82 m exigidos até ao final de junho para se qualificar para os seus quartos Jogos Olímpicos, o antigo recordista mundial do salto com vara, Renaud Lavillenie, vai continuar a tentar saltar alto no domingo e espera atingir o mínimo olímpico, embora demasiado tarde.

Menções