Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

É bom Catar mas vamos andando: Senegal afunda anfitriões (3-1)

Senegal vence e reentra na luta pelo apuramento
Senegal vence e reentra na luta pelo apuramentoAFP
Depois da derrota na ronda inaugural, diante dos Países Baixos, o Senegal venceu o Catar, por 3-1, e reentrou na luta pelo apuramento. Já os anfitriões conseguiram, por Muntari, fazer história, com o primeiro golo de sempre numa fase final de um Mundial, mas estão mesmo já arredados da prova, cumprindo calendário com os neerlandeses na derradeira ronda.
Onzes iniciais do Catar-Senegal
Onzes iniciais do Catar-SenegalFlashscore

O Senegal começou ao ataque e, aos cinco minutos, Ismail Sarr deu o primeiro aviso, com remate ao lado.

A resposta tímida do Catar chegou ao quarto de hora, com Akram Afif a rematar muito por cima, antes de Barsham, guarda-redes catari que tinha sido suplente na jornada inaugural, sair em falso e quase permitir o golo inaugural para os senegaleses.

Saída em falso de Barsham causou calafrios
Saída em falso de Barsham causou calafriosAFP

Aos 25 minutos nova tentativa do Senegal, com Gueye, de fora da área, a rematar perto do poste da baliza do Catar, antes de Barsham ser novamente posto à prova e a tremer, aos 28', aliviando com os punhos uma bola que Sabaly cabeceou, na recarga, a rasar o poste. Em cima da meia hora foi o próprio guarda-redes do Senegal e do Chelsea, Mendy, lançar a corrida de Sarr, em profundidade, mas aí Barsham, de carrinho, chegou primeiro.

Aos 34' mais um sprint de Afif, desta vez parado por Sarr, num lance de enorme dúvida na área do Senegal: Mateu Lahoz, árbitro espanhol, mandou seguir.

Afif caiu em lance com Sarr mas Mateu Lahoz mandou seguir
Afif caiu em lance com Sarr mas Mateu Lahoz mandou seguirAFP

E foi precisamente na melhor fase do Catar na primeira parte que chegou o golo do Senegal, aos 41 minutos. Mais um erro individual dos cataris, desta vez de Khoukhi, que tentou fazer um corte, escorregou e deixou a bola para Dia, avançado da Salernitana, fazer o 1-0.

Khoukhi falhou, Boulaye Dia não perdoou
Khoukhi falhou, Boulaye Dia não perdoouAFP

Mendy com uma exceção

Marcar a fechar, marcar a abrir. Haverá algo melhor? Aos 47 minutos, na sequência de um pontapé de canto, duas das novidades do Senegal no onze inicial fabricaram o 2-0: Ismail Jakobs cobrou a bola parada, Diédhiou antecipou-se e ao primeiro poste, num belo cabeceamento dilatou a vantagem.

A festa de Jakobs e Diédhiou, arquitetos do 2-0
A festa de Jakobs e Diédhiou, arquitetos do 2-0AFP

A perder por dois golos, o Catar foi então em busca, pelo menos, do seu primeiro golo em fases finais de Mundiais: primeiro Hassan, aos 60 minutos, de meia distância, testou a pontaria, e depois foi mesmo Mendy a voar para negar o golo a Almoez, aos 62. Dois minutos depois foi o português Pedro Miguel a tentar a sua sorte, de fora da área, antes de Mendy, aos 67', fazer a defesa do dia, com uma enorme mancha após desvio de Mohammad, já na pequena área.

O golo histórico do Catar, porém, chegaria mesmo, bem a tempo de relançar a partida: Muntari, lançado aos 74 minutos, só precisou de quatro para fazer o que nunca antes ninguém havia feito. De cabeça, aos 78', servido por Mohammad, o avançado fez o primeiro golo da história do Catar num Mundial.

A jogada do golo histórico do Catar
A jogada do golo histórico do CatarOpta by Stats Perform

A seleção anfitriã subiu as linhas, colocou mais gente na frente e o Senegal foi letal no contra-ataque, aos 84 minutos, quando Iliman Ndiaye, da direita, cruzou para a finalização fácil de Bamba Dieng, também ele saído do banco -, na área, fazendo o 3-1.

Dieng, do Marselha, saiu do banco para fazer o 3-1
Dieng, do Marselha, saiu do banco para fazer o 3-1AFP

Aos 89 minutos, num livre estudado, batido de forma rápida, o Catar voltou a causar calafrios a Mendy, com Hassan a rematar forte, a rasar o poste, mas o resultado já não voltou a mexer.

Homem do jogo Flashscore: Mendy (Senegal)

Sofreu um golo mas evitou outros dois certos
Sofreu um golo mas evitou outros dois certosOpta by Stats Perform
Estatísticas finais da partida
Estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform