Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

EA Sports deixa de ter o nome FIFA e estreia equipas mistas no novo jogo

AFP
A EA Sports deixa de usar o nome FIFA e lança um novo jogo com equipas mistas
A EA Sports deixa de usar o nome FIFA e lança um novo jogo com equipas mistasAFP
O jogo de futebol de grande sucesso da Electronic Arts, que já não está ligado à FIFA, vai permitir a formação de equipas mistas em jogos de fantasia, o que provocou reações sexistas mesmo antes do seu lançamento, na sexta-feira.

O acesso antecipado ao jogo, agora rebaptizado EA Sports FC 24, começou na semana passada com a novidade de as estrelas do futebol feminino entrarem virtualmente em campo com os seus homólogos masculinos para jogos de fantasia num modo de jogo online "Ultimate Team".

Na terça-feira, foi lançada uma versão do jogo adaptada aos dispositivos móveis com sistemas operativos Apple ou Android.

O destaque dado às estrelas do futebol feminino, como Sam Kerr e Alexia Putellas, reflete a realidade do desporto atual, algo que a franquia quer captar, disse à AFP David Jackson, vice-presidente da marca EA Sports FC.

"Não é uma questão de moral, não é uma questão de causa", disse Jackson sobre o facto de as estrelas do futebol serem mulheres. "É uma réplica fiel do mundo real do futebol".

Os fãs da franquia, ofendidos com a ideia de mulheres e homens atletas lutarem em partidas mistas, criticaram o jogo em publicações online.

"Isto é como colocar karts na F1 e correr com eles juntos", disse um crítico num fórum de chat no YouTube. "Mas a Putellas até é boa", respondeu outro. "Não sejas sexista".

Adeus FIFA

O lançamento do EA Sports FC 24 marca o fim de uma aliança de três décadas com a FIFA, a entidade máxima do futebol mundial.

Desde o início do franchise em 1993, com o FIFA International Soccer, a linha de jogos atualizada anualmente tornou-se uma parte fundamental do negócio da EA, com cerca de 150 milhões de jogadores só no ano passado.

Pela primeira vez, o franchise deixou de ter o nome FIFA, uma vez que o gigante dos videojogos sediado na Califórnia pretende tornar-se uma "plataforma global de futebol", incorporando jogos transmitidos, jogos ao vivo e muito mais.

"Há uma série de formas diferentes de crescermos e expandirmo-nos e é nossa intenção fazê-lo no futuro", afirmou Jackson. "Enquanto nos chamámos FIFA, não fomos capazes de concretizar o potencial devido às limitações dos direitos que detínhamos".

Para além de libertar a EA dos constrangimentos contratuais inerentes à utilização do nome FIFA, o rebranding também permite que a franquia evite ser prejudicada pelos escândalos do organismo regulador.

"Se vamos usar o nome da organização como o nome do nosso produto, temos de garantir que esse nome tem o nível necessário de qualidade, integridade e peso ao longo do tempo", disse Jackson. "Agora que somos donos desse nome, tudo depende de nós".

Provavelmente um campeão de vendas

Segundo Jackson, a EA concebeu o EA Sports FC 24 de forma a ser familiar para os fãs, mas acrescentando-lhe novidades para o tornar novo.

A EA utiliza tecnologia de captura de movimentos em atletas reais e câmaras nos estádios para captar a ação que se traduz na jogabilidade, aumentando a quantidade de conteúdos que obtém dos jogos das principais ligas, disse.

"Sim, a licença da FIFA desapareceu e o jogo não incluirá o Campeonato do Mundo, mas, tirando isso, o conjunto de características mantém-se basicamente inalterado e, possivelmente, até melhorado", afirmou Mat Piscatella, analista de videojogos da Circana, sobre o FC 24. "Tem sido uma grande parte do panorama dos jogos nos EUA na última década e, claro, noutras partes do mundo é ainda maior".

Piscatella espera que o EA Sports FC 24 esteja entre os 10 jogos mais vendidos deste ano nos Estados Unidos.

Os jogos já se encontram entre os 20 títulos mais vendidos anualmente nos Estados Unidos há mais de uma década, acrescentou.

Michael Pachter, analista daWedbush Securities, espera que a maioria dos jogadores veja o FC 24 como o jogo que já conhecem, apenas com um nome diferente.

À medida que o franchise evolui, a EA poderá explorar a incorporação de publicidade ou de jogos em tempo real no seu motor de jogo, permitindo eventualmente que os espectadores de jogos em direto joguem os jogos à sua maneira.

"Poderíamos estar a ver um jogo da Premier League inglesa", imaginou Jackson "Se não gostares do resultado ao intervalo, saltas desse jogo para o nosso e reescreves a história".