Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ensaio segundo Francisco Geraldes: Estoril vence Casa Pia (2-0) e volta a sorrir

Bruno Henriques
Rodrigo Martins e Bernardo Vital festejam o golo de Geraldes
Rodrigo Martins e Bernardo Vital festejam o golo de GeraldesOpta by Stats Perform, LUSA
Quatro meses depois, o Estoril voltou a triunfar em casa (a última vez tinha acontecido diante do Famalicão, na primeira jornada) com o regresso do médio português a ser o maestro da equipa de Nélson Veríssimo. O Casa Pia falhou o assalto ao quarto lugar e cinco jogos depois voltou a perder, num embate da 16.ª jornada da Liga marcado pela chuva.
As opções dos dois treinadores
As opções dos dois treinadoresFlashscore

O regresso e o fim do totalista

Há 10 jogos sem vencer, Nélson Veríssimo decidiu alterar o meio-campo do Estoril. Léa-Siliki (suspenso) e Ndiaye deram lugar a Gamboa (cedido ao Leuven e que saiu aos 16 minutos com queixas físicas)  e Francisco Geraldes (não jogava desde 9 de novembro), com Erison a render Gilson Benchimol na frente de ataque.

Olhando para o último duelo na Liga, Filipe Martins também fez três alterações no Casa Pia que travou o campeão nacional, FC Porto. Expulso na Taça de Portugal, o totalista Ricardo Batista cedeu o lugar na baliza a João Bravim. Eteki rendeu Neto no meio-campo e Romário Baró regressou ao onze por troca com Saviour Godwin.

Maestro Geraldes

O regresso de Francisco Geraldes acabou por se tornar decisivo para o Estoril. Com a chuva a fustigar o relvado da Amoreira (que foi aguentando muito bem a intempérie), o médio provocou os poucos momentos de brilhantismo a que se assistiu na primeira parte. Era por ele que passava todo o jogo e começou por isolar Rodrigo Martins (sete minutos) que só não visou a baliza do estreante João Bravim porque Zolotic fez um grande um corte.

Foi o aviso para o que se viria a seguir. Aos 30 minutos, irrompeu pela área estorilista  e já depois de ter sido derrubado por Vasco Fernandes viu a bola embater no braço de Fernando Varela. Hélder Malheiro assinalou penálti e o VAR confirmou.

As tentativas anteriores de Francisco Geraldes
As tentativas anteriores de Francisco GeraldesOpta by Stats Perform

Chamado a converter, o médio não desperdiçou, acertou na base do poste esquerdo da baliza que depois se encaminhou para o fundo das redes. Estava feito o primeiro golo na partida, e um motivo de animação para os adeptos do Estoril que se tentavam abrigar de todas as formas na bancada.

Até ao intervalo, o Casa Pia teve uma situação de perigo… relativo. Derick Poloni recebeu a bola à entrada da área, mas rematou por cima, sem assustar Dani Figueira.

Os números da primeira parte
Os números da primeira parteOpta by Stats Perform

Reveja aqui as principais incidências da partida

Reação parou no vermelho

O intervalo fez bem ao Casa Pia. A equipa de Filipe Martins apareceu mais reativa no segundo tempo e teve uma boa entrada. Contudo, a reação da equipa-sensação da Liga esbarrou no vermelho. Aos 55 minutos, Clayton teve uma entrada imprudente sobre Francisco Geraldes e recebeu o vermelho direto da parte de Hélder Malheiro.

Reduzido a 10, o Casa Pia perdeu algum do ímpeto que trazia e permitiu ao Estoril agarrar na partida, sempre com Geraldes no centro das ações mais perigosas da partida. Aos 62 minutos, o médio esteve perto de bisar, mas João Bravim mostrou estar à altura de Ricardo Batista e defendeu o remate.

Fechar em beleza

O regresso às vitórias do Estoril ficou selado com um belo lance. Aos 77 minutos, Tiago Gouveia surgiu pelo lado direito, trocou as voltas a Vasco Fernandes e rematou para o fundo das redes do Casa Pia, numa bela obra de arte para fechar a partida.

10 jogos depois (sete derrotas e três empates), o Estoril voltou a vencer e voltou a respirar melhor na tabela. A equipa de Nélson Veríssimo está no 13.º lugar com 19 pontos, mais sete que o Gil Vicente, primeira equipa em zona de play-off de despromoção. Já o Casa Pia está no quinto posto, com 27 pontos, a dois do Sporting, sendo que na próxima partida não deverá contar com Filipe Martins, expulso após o apito final, por contestar uma decisão de Hélder Malheiro.

Os números finais da partida
Os números finais da partidaOpta by Stats Perform

Homem do jogo Flashcore: Francisco Geraldes (Estoril)

Os números do médio do Estoril
Os números do médio do EstorilOpta by Stats Perform