Entrada da Qatar Sports Investments na SAD do Sporting de Braga consumada
Em 10 de outubro foi noticiada a entrada da QSI, que detém o Paris Saint-Germain, subsidiária do Qatar Investment Authority, o fundo soberano estatal do Catar, na SAD bracarense através da compra das ações da Olivedesportos, num total de 21,67% do capital social da sociedade anónima minhota.
Foi então referido que a conclusão da compra das ações pela QSI ocorreria “nos próximos meses sujeita a determinadas condições”.
Esta terça-feira, informou que as condições da transferência de propriedade das ações da Olivedesportos para a QSI foram satisfeitas e, consequentemente, em 09 de dezembro último foram consumadas.
Desde essa data, a QSI passa a deter diretamente 21,67 % dos direitos de votos na SAD bracarense.
“Mais se esclarece que, conforme informação prestada pela Qatar Sports Investments, os direitos de voto acima referidos continuam a ser também imputáveis ao Estado do Catar, enquanto entidade com poder de controle da Qatar Sports Investments, nos termos do n.º 1, alínea b), do artigo 20.º do CVM (Código dos Valores Mobiliários)”, lê-se.
A QSI tornou-se no segundo maior acionista da SAD arsenalista, só atrás do próprio clube, que detém 36,98 %. O terceiro maior investidor é o fundo Sundown Investments Limited, com 17,04 %, estando 24,31 % das ações distribuídas por diversos pequenos acionistas.