Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Equatoriana Miryam Nuñez vence prólogo e é primeira líder da Volta a Portugal feminina

Miryam Nuñez cumpriu os 5,3 quilómetros de percurso na zona lisboeta de Monsanto em 8.04 minutos
Miryam Nuñez cumpriu os 5,3 quilómetros de percurso na zona lisboeta de Monsanto em 8.04 minutosFPC
A ciclista Miryam Nuñez (Massi-Tactic), campeã equatoriana de contrarrelógio, é a primeira camisola amarela da Volta a Portugal feminina, após ter vencido esta quarta-feira o prólogo, em Lisboa.

Miryam Nuñez cumpriu os 5,3 quilómetros de percurso na zona lisboeta de Monsanto em 8.04 minutos, deixando a segundo classificada, a britânica Freya Rawlins (Soltec Team Costa Calida), apenas a 12 centésimos. No terceiro lugar, ficou a russa Valeria Valgonen (Massi-Tactic), a 51 centésimos da sua colega de equipa.

As três partem para a primeira etapa em linha, a disputar nesta quinta-feira, com o mesmo tempo, mas com a equatoriana a vestir a camisola amarela.

“O contrarrelógio foi muito duro, todo o percurso é exigente. Não apenas pelas subidas, mas também algumas curvas, nas quais o mínimo erro poderia deitar tudo a perder. Vinha tentando ganhar uma corrida há muito, em Itália e em França, mas a vitória chegou hoje, em Portugal. Agora, já que tenho a camisola amarela, tentarei levá-la até ao fim”, prometeu uma emocionada Miryam Nuñez.

A primeira camisola amarela da Volta a Portugal feminina, que decorre entre esta quarta-feira e domingo, revelou-se "superfeliz" e agradeceu o acompanhamento que teve por parte do seu diretor.

“Dedico esta vitória à equipa e, sobretudo, ao meu país, Equador, e à minha família”, concluiu a corredora.

Beatriz Roxo (UCI Cantabria Deporte-Rio Miera) foi a melhor portuguesa do dia, estabelecendo o quarto melhor tempo, com 8.14 minutos, mais 10 segundos do que as três primeiras.

A camisola branca, que premeia a melhor júnior em prova, pertence a Marta Carvalho (Extremosul-Hotel Alísios-CA Terras do Arade), que foi a 29.ª da classificação absoluta, com 8.42.

A primeira etapa em linha disputa-se na quinta-feira, com as corredoras a partirem das Piscinas Municipais da Portela, concelho de Loures, e a chegarem à Rua Alves Redol, em Vila Franca de Xira, no total de 85 quilómetros.