Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Equipa da época 2023/24: Gyökeres na frente e uma grande surpresa na Alemanha

Pat Dempsey e Finley Crebolder
Jude Bellingham fez parte da nossa equipa da época, mas quem mais se juntou a ele?
Jude Bellingham fez parte da nossa equipa da época, mas quem mais se juntou a ele?AFP, Flashscore
Todas as semanas, ao longo da época de futebol de clubes, apresentámos os melhores jogadores das principais ligas do mundo num XI. Com a época de 2023/24 agora terminada, chegou a altura de apresentar a nossa Equipa da Época.

Tal como nas nossas Equipas da Semana, utilizámos o sistema interno de classificação de jogadores do Flashscore para selecionar o melhor jogador em cada posição de todas as ligas.

Escolhemos os jogadores com as classificações médias mais elevadas apenas com base nos desempenhos nas ligas nacionais, tendo jogado num mínimo de 20 jogos e somado pelo menos 1000 minutos.

Como muitos jogadores incríveis ficaram de fora por pouco, incluímos também algumas menções honrosas.

Equipa da Temporada 2023/24
Equipa da Temporada 2023/24Flashscore

Guarda-redes:

Gianluigi Donnarumma (Paris St-Germain) - 7.2

Gianluigi Donnarumma provavelmente não seria a escolha subjetiva da maioria das pessoas para o prémio de guarda-redes da temporada, mas o italiano obteve a média mais alta de todos os guarda-redes durante a campanha do PSG na conquista do título francês.

Pode ter feito apenas 25 jogos, mas Donnarumma foi impressionante em todos eles, sofrendo apenas 20 golos e mantendo 11 partidas sem sofrer golos.

Menção honrosa: Fernando Muslera (Galatasaray) - 7.0

É bom ter um jogador do Galatasaray, campeão da Superliga turca, que conquistou o campeonato com um recorde de 102 pontos.

Fernando Muslera, de 37 anos, foi uma pedra basilar na sua 13.ª época no clube.

Defesa:

Joshua Kimmich (Bayern de Munique) - 7.4

A pergunta que se faz há muito tempo com Joshua Kimmich é: qual é a sua melhor posição? É um médio ou um lateral? Na atual temporada da Bundesliga, jogou nas duas posições e afirmou-se na segunda com o passar do tempo.

Em 28 jogos no campeonato, contribuiu com seis assistências, fez 167 desarmes e percorreu quase 300 quilómetros. Kimmich também entrou para a nossa Equipa da Época da Liga dos Campeões.

O mapa de calor de Kimmich no último jogo da época
O mapa de calor de Kimmich no último jogo da épocaAFP, Opta by StatsPerform

Virgil van Dijk (Liverpool) - 7.2

Virgil van Dijk entrou na temporada com muitas dúvidas sobre se voltaria ao seu melhor, depois de ter passado por uma temporada difícil em 2022/23 para os seus padrões, enquanto lutava para recuperar da lesão no ligamento cruzado anterior. Um ano depois, fez os céticos engolirem as suas palavras.

O capitão do Liverpool foi uma rocha na defesa durante toda a época e desempenhou um papel importante na equipa que lutou pelo título da Premier League, tendo ainda conquistado a Taça da Liga na última época de Jürgen Klopp.

Van Dijk foi fundamental para o Liverpool esta temporada
Van Dijk foi fundamental para o Liverpool esta temporadaProfimedia

David Hancko (Feyenoord) - 7.4

David Hancko, do Feyenoord, foi o melhor defesa central dos Países Baixos.

O eslovaco dominou a maioria dos atacantes que enfrentou e também apresentou um bom nível com bola. É muito difícil encontrar defesas canhotos de nível internacional, mas Hancko parece ser um deles.

Maximilian Mittelstadt (Estugarda) - 7.5

Talvez um dos nomes mais surpreendentes da equipa da temporada, Maximillian Mittelstadt provou ser uma espécie de revelação tardia, emergindo como um dos melhores laterais da Alemanha aos 27 anos.

Extremamente confiável na defesa e perigoso no ataque na impressionante campanha do Estugarda na Bundesliga, pode muito bem ser recompensado com uma vaga de titular na seleção alemã no Euro-2024.

Mittelstadt chegou ao Estugarda vindo do Hertha de Berlim
Mittelstadt chegou ao Estugarda vindo do Hertha de BerlimFlashscore

Menção honrosa: Andrew Robertson (Liverpool) - 7.5

O lateral-esquerdo Andrew Robertson, do Liverpool, continua a jogar ao mais alto nível.

O escocês falhou muitas partidas esta temporada devido a lesões, mas ainda assim conseguiu três golos e uma assistência na Premier League.

Médios:

Joey Veerman (PSV) - 8.1

Não vamos dar um prémio de Jogador da Temporada, mas, se o fizéssemos, serie entregue a Joey Veerman, do PSV, o jogador com melhor avaliação em todas as ligas.

O neerlandês comandou o clube campeão da Eredivise durante toda a temporada, somando 16 assistências e fazendo uma média de 4,6 passes decisivos por jogo. O seu nível foi tão alto que seria uma grande surpresa se ele não deixasse o PSV à procura de algo maior no verão.

Veerman registou a classificação média mais elevada de todos os jogadores na época de 2023/24
Veerman registou a classificação média mais elevada de todos os jogadores na época de 2023/24Profimedia

Hakan Calhanoglu (Inter) - 7.7

Muitos jogadores do Inter impressionaram durante a campanha rumo ao título da Serie A, mas ninguém melhor do que o médio turco Hakan Calhanoglu, eleito o melhor jogador da temporada na opinião de muitos.

O turco marcou 13 golos, mas isso é apenas metade da história. O jogador de 30 anos foi o coração criativo da equipa durante a temporada e também desempenhou um papel importante na defesa.

Menção honrosa: Rodri (Manchester City) - 7.6

Rodri ficou de fora da nossa lista de titulares por um triz, mas isso não apaga a excelente temporada que realizou no Manchester City.

Conseguiu oito golos e nove assistências como médio defensivo e os campeões da Premier League não perderam um único jogo do campeonato em que ele participou.

Avançados:

Phil Foden (Manchester City) - 7.7

O Jogador da temporada da Premier League, Phil Foden encontrou outro nível nesta temporada para o Manchester City. Ao assumir o papel de ponto de apoio criativo da equipa quando Kevin De Bruyne se lesionou, a época de Foden será recordada como a sua transição de talento brilhante para jogador de destaque.

Na Premier League, Foden contribuiu com 19 golos e oito assistências para o quarto título consecutivo do Manchester City. Foi o jogador mais bem cotado de uma das melhores equipas do mundo e isso diz tudo.

Jude Bellingham (Real Madrid) - 7.9

Sem dúvida o grande talento do futebol mundial nesta temporada, a estreia de Jude Bellingham na LaLiga com o Real Madrid foi simplesmente incrível.

Contratado ao Dortmund no verão por mais de 100 milhões de euros, o jovem de 20 anos estava sujeito a alguma pressão, mas não pareceu sentir-se incomodado. Jogando num papel mais livre e avançado do que na Alemanha, Bellingham marcou 19 golos para os campeões espanhóis, que venceram o campeonato.

Bellingham foi o médio com mais golos na LaLiga em 2023/24
Bellingham foi o médio com mais golos na LaLiga em 2023/24Profimedia, Opta by Stats Perform

Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen) - 7.7

Como não falar de um jogador do Bayer Leverkusen? Pela primeira vez campeão da Bundesliga, o Bayer passou uma temporada inteira sem perder nenhum jogo, conquistou a Taça e chegou à final da Liga Europa. Foi, simplesmente, uma época inesquecível.

Uma das chaves do sucesso foi o espanhol Alejandro Grimaldo, contratado a custo zero no verão, depois de vários anos no Benfica. Fez 13 assistências e marcou 10 golos na Bundesliga, jogando em várias posições, desde lateral esquerdo a avançado.

Viktor Gyokeres (Sporting) - 7,8

Lautaro Martínez, Harry Kane, Erling Haaland - há tantos números nove impressionantes no futebol mundial neste momento, mas o homem que ficou à frente de todos eles com a média mais alta foi a sensação sueca do Sporting, Viktor Gyökeres.

Gyökeres marcou 29 golos e fez 10 assistências em 33 jogos, acabando por ser decisivo na conquista do título de campeão português pelo Sporting, sob o comando de Rúben Amorim. Contratado no verão passado ao Coventry, do Championship, poucos jogadores fizeram uma temporada do nível do sueco. Os grandes tubarões estão atentos ao jogador dos leões.

As estatísticas de Gyökeres na Liga Portugal
As estatísticas de Gyökeres na Liga PortugalLUSA, Opta by Stats Perform

Menção honrosa: Luuk de Jong (PSV) - 7.8

O capitão do PSV, Luuk de Jong, teve azar por ficar de fora da nossa lista de titulares depois de fazer a melhor temporada da sua carreira aos 33 anos.

Só no campeonato, o avançado marcou 29 golos e fez 15 assistências para levar a sua equipa ao título - mais golos do que qualquer outro jogador na Europa, exceto Harry Kane.

Treinador

Xabi Alonso venceu a Bundesliga e a Taça
Xabi Alonso venceu a Bundesliga e a TaçaReuters

Xabi Alonso (Bayer Leverkusen)

Quem mais? Xabi Alonso levou o Bayer Leverkusen ao título inédito da Bundesliga, à conquista da Taça da Alemanha e à final da Liga Europa, sendo que a final foi o único jogo que o clube perdeu em toda a temporada.

Conseguir uma dobradinha nacional invicta seria um feito incrível para o mais experiente dos treinadores, por isso, para o espanhol, fazê-lo na sua primeira época completa como treinador no futebol sénior é nada menos do que notável.