Equipa da semana: De Arruabarrena e Geny Catamo com o ataque explosivo do Feyenoord
As nossas classificações de jogadores baseiam-se no próprio sistema interno do Flashscore, que se baseia nas principais estatísticas dos jogos. Leia mais sobre isso aqui.
Guarda-redes
Ignacio De Arruabarrena (Arouca) 9,2
O Arouca, um pequeno clube sediado nos subúrbios do Porto, está a fazer uma boa temporada na Liga e conseguiu um excelente resultado no fim de semana, batendo o quarto classificado SC Braga por 3-0. A chave para a vitória e, em particular, para o resultado final, foi a exibição do guarda-redes uruguaio De Arruabarrena. O guardião defendeu 10 remates à baliza com um xG de 1,49.
Defesa
Geny Catamo (Sporting) 8,9
O nosso lateral-direito desta semana é mais um ala. O moçambicano Geny Catamo fez a diferença na vitória do Sporting sobre o Benfica por 2-1 no maior dérbi do país. A equipa de Ruben Amorim ganhou quatro pontos ao Benfica e Geny marcou os dois golos da vitória, incluindo o fantástico golo que valeu os três pontos, de pé direito, aos 90+1 minutos.
Bartosz Salamon (Lech Poznan) 8,9
Na Polónia, o defesa-central Bartosz Salamon só fez nove jogos a titular pelo Lech Poznan na Ekstraklasa esta época, mas deixou a sua marca no fim de semana, fazendo uma assistência na vitória por 1-0 sobre o Pogon Szczecin. A propósito, a disputa pelo título está acirrada, com apenas quatro pontos a separar os três primeiros classificados.
Federico Pereira (Toluca) 8,8
Líder da Liga do México, o Toluca perdeu apenas uma vez no Clausura mexicano este ano. Com a proximidade da disputa pelo título, a equipa tem presença garantida. No fim de semana, o Toluca goleou o Atlas por 4-1, com o central uruguaio Federico Pereira a abrir o marcador logo no início da partida, após um pontapé de canto. O defesa ainda fez uma assistência no final da partida, além de ter feito dois desarmes.
Anibal Chala (Barcelona SC) 8,5
Não é esse Barcelona, mas o outro. O Barcelona SC de Guayaquil, do Equador, goleou o Deportivo Cuenca por 4-0 na sétima jornada da Liga Pro. Na primeira parte, um jogador em especial destacou-se. O lateral-esquerdo Anibal Chala marcou aos 25 minutos e fez a assistência para o segundo golo da sua equipa, momentos depois. O golo foi um pouco irregular, mas ele não se importa.
Médios
Kevin De Bruyne (Manchester City) 9,6
Na verdade, o nosso meio-campo a três desta semana tem menos a ver com estabilidade tática e mais com capacidade ofensiva. O maestro do Manchester City, Kevin De Bruyne, hasteia a bandeira da Premier League sozinho na nossa equipa esta semana, graças ao seu desempenho quase perfeito na vitória do City por 4-2 sobre o Crystal Palace.
Dois golos e uma assistência são suficientes para chamar a atenção de qualquer um, e KDB tem o dom de aparecer quando é mais importante.
Abdelhamid Sabiri (Al Feiha) 9,8
A Fiorentina comprou o médio marroquino Abdelhamid Sabiri em janeiro de 2023 e emprestou-o ao Al Feiha, na Saudi Pro League, no verão passado, por uma temporada.
No último fim de semana, Sabiri chamou a atenção do clube de origem com um golo e duas assistências para os dois golos de Fashion Sakala na vitória do Al Feiha sobre o Al Akhdoud por 3-0. Não se surpreendam se virem este camisola 10 a dar nas vistas na Série A na próxima temporada.
Com passagem rápida pelo Barcelona, Malcom passou algumas temporadas a aprimorar o seu talento e a chamar a atenção na Rússia, com o Zenit. Desde que se transferiu para o Al Hilal no verão passado, por uma boa quantia, marcou 13 golos e fez cinco assistências na Pro League, incluindo duas no fim de semana, na goleada de 4-1 sobre o Al Khaleej, na sexta-feira.
Com apenas 27 anos, o ex-jogador do Bordéus não é um obstáculo para uma nova passagem pelo continente. Na segunda-feira, marcou mais um golo na vitória da equipa de Jorge Jesus sobre o Al Nassr, nas meias-finais da Supertaça.
Avançados
Yankuba Minteh (Feyenoord) 9,3
A goleada de 6-0 do Feyenoord sobre o Ajax na Eredivisie neerlandesa foi o grande destaque do domingo, e os avançados do clube de Roterdão foram os responsáveis pela maior parte do estrago, marcando golos em cada uma das partes.
Pela direita, o jovem gambiano Yankuba Minteh fez uma assistência para os seus dois golos, sendo que o segundo foi um golaço. O habilidoso extremo, que chegou ao clube no verão passado, está emprestado pelo Newcastle.
Julio Tavares (Al Raed) 9,3
O cabo-verdiano Julio Tavares não é um dos jogadores mais conhecidos da Pro League da Arábia Saudita, nem está num dos clubes mais glamorosos. No entanto, o jogador de 35 anos marcou dois golos na vitória do Al Raed por 2-0 sobre o Al Hazem no fim de semana. A vitória foi fundamental para o clube de Buraida, que ficou seis pontos acima da zona de despromoção.
Igor Paixão (Feyenoord) 9,1
Pelo lado esquerdo do Feyenoord, o brasileiro Igor Paixão também marcou dois golos na grande vitória no De Klassieker. O primeiro foi marcado por Minteh, mas Paixão teve muito trabalho e finalizou com maestria.
Já com nove golos esta temporada, o jogador vai atrair muita atenção no próximo verão, quando o Feyenoord voltar a chamar a atenção com as suas contratações inteligentes.